Domingo, 02 de Novembro de 2025

Home Política Saiba se Bolsonaro pode recorrer da decisão do Supremo

Compartilhe esta notícia:

A decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) pela condenação de Jair Bolsonaro por golpe de Estado abre uma nova fase do processo: a dos recursos. Após a sentença, os réus só podem apelar ao próprio Supremo, mas as possibilidades são restritas.

Embargos de divergência

Além dos embargos de declaração, pode haver a tentativa de apresentar embargos de divergência. Esse recurso é cabível quando existe precedente da outra Turma do STF em sentido contrário ao julgado. No entanto, especialistas consideram improvável esse recurso no caso, já que a trama golpista é inédita na jurisprudência brasileira.

Embargos infringentes

Entre os recursos possíveis após uma eventual condenação de Jair Bolsonaro, o mais sensível é o chamado embargo infringente. Esse instrumento ganhou notoriedade durante a Operação Lava-Jato, quando foi utilizado pela defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para anular condenações.

Para que seja admitido, porém, é necessária a chamada divergência qualificada. Na prática, em um julgamento por Turma – composta por cinco ministros –, se apenas um divergir, prevalece o entendimento da maioria, quase como uma unanimidade. Mas, se dois magistrados apresentarem votos distintos do relator e da maioria, abre-se espaço para que a defesa ingresse com o recurso.

Na hipótese de Bolsonaro, portanto, caberia à Segunda Turma – composta por Edson Fachin (presidente), Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Nunes Marques e André Mendonça – reavaliar o caso.

Apesar disso, especialistas destacam que a questão ainda gera dúvidas, já que se trata de um processo inédito na história do Supremo. Não há clareza absoluta sobre todos os caminhos recursais disponíveis, e interpretações divergentes podem surgir.

Mesmo assim, há consenso em um ponto: dificilmente os embargos infringentes resultariam na reversão completa de uma condenação. A expectativa é que eventuais recursos tenham impacto limitado. (Com informações do portal InfoMoney)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Aliados de Bolsonaro buscam ministros do Supremo para tratar sobre anistia após condenação
Deputado quer convocar senador Weverton Rocha na CPI para explicar encontros com Careca do INSS
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News