Sexta-feira, 21 de Novembro de 2025

Home Economia Salão do Automóvel neste sábado volta com visitantes ao volante; depois de um hiato de sete anos, o evento volta a São Paulo até o dia 30 de novembro

Compartilhe esta notícia:

Depois de um hiato de sete anos, o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, evento que reúne as principais montadoras do País, volta neste ano ao Distrito Anhembi, na capital paulista.

Entre este sábado (22) e o dia 30 de novembro, as 24 marcas de fabricantes de automóveis participantes – incluindo as montadoras chinesas, novidades do setor automotivo brasileiro em meio à transição para os motores elétricos, que estarão em peso no evento – prometem apresentar lançamentos e oferecer mais experiências interativas para os cerca de 700 mil visitantes esperados.

Entre as novidades prometidas para a edição deste ano, a principal e mais aguardada pelos aficionados por motores é a chance de fazer um test drive numa pista interna de 14 mil metros quadrados. Essa era uma reivindicação antiga dos visitantes.

“Teremos 13 marcas participando dos testes de direção, o que dá ao visitante muito mais possibilidade de escolha dos veículos”, explica Lucas Pimentel, diretor de Marketing da RX, empresa organizadora do evento automotivo em São Paulo.

“Com estandes menores, de até 500 metros por marca, as montadoras podem investir em novas experiências, como o test drive, que era uma demanda prioritária do público.”

Referências

Também estão previstas uma arena de discussão de conteúdo automotivo, a oferta de simuladores interativos, como o da Nascar (categoria de automobilismo americana realizada em circuitos ovais), e uma exposição de carros clássicos, como o Lamborghini Miura P400 S 1969, o único Bugatti EB110 GT existente no Brasil e o Plymouth Superbird 1970.

Os fãs de carros terão ainda à disposição uma espécie de linha do tempo interativa com veículos que marcaram época em edições anteriores do salão, como a Kombi 1960, a Ferrari F40, o Dodge Charger e o Gol GTI.

Esculturas de Lego

A Lego vai levar ao evento um capacete em tamanho gigante, feito totalmente com as peças características do brinquedo, e um carro de Fórmula 1 em tamanho real.

Pimentel afirma que o salão está investindo muito na divulgação pelas redes sociais, um canal de comunicação que, segundo alguns críticos, tinha tirado o ineditismo do evento, já que muitas montadoras vinham fazendo lançamentos de novos automóveis no ambiente digital.

“Entendemos que as redes sociais são movimentos inevitáveis e complementares à exposição. Muitas montadoras fazem lançamentos mundiais on-line, mas a pandemia serviu para mostrar que algumas experiências não são digitalizáveis. O visitante apaixonado pelo carro quer tocar, quer sentir o cheiro do veículo. E isso, o salão entrega como complemento às experiências digitais e on-line”, disse Pimentel.

Vendas liberadas

O Salão do Automóvel deixou de ser realizado por vários anos, segundo as montadoras, devido aos altos custos para participação das marcas, além da proibição de vendas diretas de veículos durante o evento, como acontece em outros salões desse tipo, o que não gerava negócios.

A pandemia contribuiu para o cancelamento da edição de retomada de um dos eventos de negócios mais tradicionais de São Paulo, que estava prevista para 2020. Desta vez, as montadoras poderão fazer vendas. Portanto, o visitante pode se programar direitinho antes de chegar ao evento e sair do Anhembi dono de um carro novo. (Com informações do jornal O Globo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Golpistas criam lojas on-line falsas da Shopee e da Havan para a Black Friday; saiba como se proteger
Veja 10 modelos de carros que serão revelados no Salão do Automóvel
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News