Segunda-feira, 09 de Fevereiro de 2026

Home Política “Se Trump conhecesse a sanguinidade de Lampião, ele não ficava provocando a gente”, diz Lula

Compartilhe esta notícia:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (9) que se o presidente norte-americano, Donald Trump, conhecesse a “sanguinidade de Lampião” não provocaria o Brasil.

O comentário, em tom de brincadeira, foi feito durante uma cerimônia no Instituto Butantan, em São Paulo. Na ocasião, o presidente anunciou investimentos para ampliar a estrutura do instituto e aumentar a capacidade para produção de vacinas e insumos imunobiológicos.

Isso inclui a fabricação do IFA (insumo farmacêutico ativo) para imunizantes como a DTPa (difteria, tétano e coqueluche) e a vacina contra o HPV. A iniciativa, que busca reduzir a dependência de importações, prevê investimento total de R$ 1,4 bilhão.

Também estavam presentes no evento o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O presidente Lula tem usado agendas na área da saúde para reforçar críticas à condução do governo Jair Bolsonaro durante a pandemia de Covid-19, lembrando a defesa de vacinas e da ciência em contraposição ao negacionismo adotado à época.

Em 2026, ano eleitoral, o tema voltou a ocupar espaço na estratégia política do governo Lula, que busca associar investimentos em vacinação, produção nacional de imunizantes e fortalecimento do SUS a uma marca de reconstrução das políticas públicas desmontadas no governo anterior.

Campanha de vacinação contra dengue

Durante o evento, o governo também anunciou o começo da vacinação contra a dengue para profissionais de saúde da Atenção Primária do SUS (Sistema Único de Saúde), com base no desenvolvimento de uma vacina 100% nacional pelo Instituto Butantan.

As primeiras doses já foram distribuídas aos estados. A vacinação para pessoas de 15 a 59 anos, está prevista para começar no segundo semestre de 2026, à medida que a produção for ampliada.

Foram adquiridas 3,9 milhões de doses da vacina contra dengue, com investimento federal de R$ 368 milhões, e está prevista uma parceria estratégica com uma empresa chinesa para potencializar a produção em até 30 vezes.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Presidente da Câmara dos Deputados encaminha proposta que acaba com a escala 6×1 e diz que, depois, o texto será debatido em comissão especial
Após caso Master, diretor do Banco Central fala em revisar regras do Fundo Garantidor de Créditos
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Conexão Pampa