Quinta-feira, 06 de Novembro de 2025

Home Rio Grande do Sul Secretaria da Educação do RS oferece apoio em alimentação e transporte intermunicipal para alunos estaduais durante o Enem

Compartilhe esta notícia:

Com o objetivo de incentivar os estudantes de escolas estaduais a participarem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025, a Secretaria da Educação (Seduc) do Rio Grande do Sul disponibilizou recursos para que as instituições da rede adquiriram kits de alimentação com água, suco e biscoitos aos alunos que farão as provas do certame, nos próximos dois domingos (9 e 16). E quem tiver que se deslocar até outros municípios terá ressarcida a despesa de transporte.

O investimento total do governo do Estado nos kits é de R$ 1,7 milhão, repassado às escolas por meio da autonomia financeira, beneficiando mais de 50 mil alunos. São 186.541 gaúchos com inscrição confirmada, incluindo 52.201 estudantes da rede pública, conforme estatística divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realizador das provas.

Com investimento de R$ 1,7 milhão, mais de 50 mil matriculados nas rede estadual devem ser beneficiados pela iniciativa de apoio, calcula o governo gaúcho. A titular da Seduc, Raquel Teixeira, salienta:

“O Enem representa um momento decisivo na trajetória dos nossos estudantes, e queremos que cada um deles se sinta acolhido e preparado para dar o seu melhor. A entrega dos kits de alimentação e o apoio no transporte entre municípios são formas de garantir que todos tenham as mesmas condições de participar das provas com tranquilidade”.

Sobre o Enem

A edição do Enem que começa neste domingo será realizada em todo o território nacional. No primeiro dos dois dias de provas, os participantes responderão a questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da prova de Redação.

Já no fim de semana seguinte, o exame será composto por provas de Matemática e suas Tecnologias, bem como de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Os resultados do Enem podem ser utilizados em diferentes programas do governo federal, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em universidades públicas; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudo em instituições privadas; e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o financiamento de cursos de graduação.

Além disso, o exame também é aceito em instituições internacionais conveniadas. Ampliam-se assim as oportunidades acadêmicas para os estudantes brasileiros. Mais informações sobre o certame podem ser obtidas no site oficial enem.inep.gov.br.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Nova gestão do Conselho do Grêmio foca em inclusão e modernização.
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News