Terça-feira, 06 de Maio de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 5 de maio de 2025
A banda 50 Tons de Pretas dá início ao seu primeiro grande projeto de 2025 com a segunda edição do espetáculo “Tira o Teu Racismo do Caminho_SOU PRETA”. O projeto, que conta com o Financiamento do edital PNAB 32/2024 do Pró-Cultura RS, leva música, arte e conscientização antirracista para três cidades do Rio Grande do Sul: Passo Fundo, Alegrete e Uruguaiana.
Criado e interpretado pelas cantoras e instrumentistas Dejeane Arruée e Graziela Pires, o espetáculo é um manifesto sonoro que denuncia, mas também celebra. Através de um repertório que transita entre músicas autorais e clássicos do samba, a dupla compartilha suas vivências como mulheres negras na sociedade e no meio artístico.
A apresentação tem 1h30 de duração e promete emocionar e inspirar o público a refletir sobre a luta antirracista e a valorização da cultura afro-brasileira. “Este espetáculo vem sendo sempre atualizado e repensado para criar conexão com nosso público e levar nossa mensagem. É um show de luta, mas, sobretudo, de celebração da cultura negra”, destaca Graziela Pires.
O Poder da Ancestralidade e da Representatividade
A turnê SOU PRETA não é apenas uma experiência musical, mas um ato político e de fortalecimento da comunidade negra. Em cada cidade, o projeto convida coletivos ligados ao Movimento Negro para assistir ao show, promovendo a união e a troca de vivências.
O objetivo é aquilombar as comunidades locais, reforçando a importância da representatividade e do protagonismo negro na cultura. “As Pretas representam, acima de tudo, vozes que foram caladas e que precisam ser ouvidas. A voz das mulheres negras, da luta por uma sociedade mais justa, do feminismo e do empoderamento”, enfatiza Dejeane Arruée.
O show traz um repertório potente e cheio de significado, com sucessos que marcaram a trajetória da 50 Tons de Pretas, como A Mais Pura Verdade, Basta Acreditar, Tranças e Dinheiro. As canções dos discos Voa (2020), Então Vem (2021) e do recém-lançado Dengo (2024) também ganham espaço, ao lado de clássicos do samba que dialogam com a mensagem do espetáculo.
Luta, ancestralidade, resistência e amor. Essas são algumas das palavras que traduzem Dengo, segundo álbum autoral da dupla. Produzido com apoio do edital Natura Musical 2023, o disco reafirma a arte como ferramenta de transformação, misturando swing, tambores, letras de combate e um toque romântico das Pretas que promete conquistar o público.
No setlist, estão faixas como Dengo, Ah, Eu Espero, Melanina, A Palma da Minha Mão é Preta, Só Quero te Dizer, Meus Heróis, Sou Preta e Oração, que também ganha uma versão bônus em espanhol.
Uma Jornada de Sucesso e Resistência
A 50 Tons de Pretas surgiu em 2017 e rapidamente conquistou espaço na cena musical gaúcha e nacional. Com sua trajetória marcada por prêmios e reconhecimento, a dupla se tornou referência pela sua qualidade artística e pela potência de suas mensagens.
O primeiro espetáculo “A mais pura verdade”, circulou por mais de 15 cidades em 2018, pelo SESC, e foi indicado ao Prêmio Açorianos de Música na categoria Melhor Espetáculo, em 2019. O primeiro disco, ‘Voa’, foi lançado em novembro de 2020 e teve enorme reconhecimento de público e de crítica. Sendo premiado no Prêmio Açorianos de música em 2021 como Melhor álbum MPB, melhores intérpretes e melhores compositoras.
Um feito inédito na história do tradicional prêmio, foi a conquista destes 03 troféus por duas artistas pretas com um trabalho independente. Em 2021, as Pretas lançaram o EP ‘Então Vem’ e suas músicas ganharam troféus em festivais nacionais no Paraná e Minas Gerais. Em fevereiro de 2023, a 50 Tons de Pretas foi contemplada pelo edital Natura Musical. Com essa novidade, elas lançaram o disco Dengo, consolidando seu impacto no cenário da música independente e nacional.
A turnê SOU PRETA reforça o compromisso da 50 Tons de Pretas com a arte como ferramenta de mudança e resistência. Em um momento em que a representatividade é mais necessária do que nunca, o show convida o público a refletir, sentir e, acima de tudo, se engajar na construção de um mundo mais igualitário.
Voltar Todas de Dicas de O Sul
No Ar: Pampa Na Madrugada