Quinta-feira, 29 de Janeiro de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 28 de janeiro de 2026
Em cerimônia realizada no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) concedeu o selo “Cachaça Premium Gaúcha” (edição 2025) a mais 14 marcas de aguardente produzidas no Rio Grande do Sul. A lista de bebidas contempladas (dentre 19 inscritas) havia sido anunciada no dia 19 de janeiro e pode ser conferida em sict.rs.gov.br.
O secretário em exercício da pasta, Issur Koch, observou que a iniciativa é um exemplo do trabalho coletivo que une poder público e o setor privado, o que resulta em conquistas e avanços a toda a sociedade:
“A união das secretarias envolvidas e dos empreendedores, bem como a troca de conhecimentos, aprimora a produção. No Exterior, a bebida brasileira já é vista como iguaria, com marcas reconhecidas, e aqui no Estado temos o desafio de reforçar que também produzimos cachaças excelentes, com a bagagem cultural dos gaúchos”.
Na mesma linha, o presidente da Associação dos Produtores de Cana-de-açúcar (Aprodecana, entidade parceira da iniciativa), Paulo Ramos, ressaltou que a certificação alavanca a visibilidade do produto:
“Nunca se falou tanto em cachaça. O programa foi muito importante para isso, ao projetar nosso produto dentro e fora do País. Esse selo já é exemplo para outros Estados. Em nome dos produtores, deixo nosso agradecimento a todas as Secretarias envolvidas. Poder público, academia e produtores podem avançar, unidos, na cadeia produtiva”.
O secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Mário Augusto Gonçalves, também se manifestou: “Hoje entregamos mais que um selo. Trata-se de um reconhecimento, por meio da ciência, de que estas garrafas são produtos de alta qualidade, além de representarem as histórias de seus produtores”.
Processo
O processo envolve três etapas: avaliação sensorial, verificação da conformidade legal e análise físico-química. Na primeira, especialistas degustam diferentes amostras, observando aspectos como sabor, aroma, cor e textura.
“A certificação existe para diferenciar, com base técnica, os produtos que atingem um padrão superior. O selo é uma referência objetiva de qualidade para o mercado e também ao consumidor”, salienta a titular da Sict, Simone Stülp.
Criado durante a atual gestão do governo do Estado, o programa “Produtos Premium” é realizado por meio de parceria entre a Secretaria e a Associação dos Produtores de Cana-de-açúcar (Aprodecana). A iniciativa também concede certificação a produtos como cachaça, azeite e carne. Antes, não havia no Rio Grande do Sul um mecanismo oficial nesses moldes para tal finalidade.
É importante ressaltar que as cachaças não consideradas aptas ao selo estão perfeitamente próprias ao consumo, pois atendem aos critérios da legislação. Contudo, o regulamento da certificação da Sict exige padrões ainda mais elevados para identificar os produtos da linha “premium”.
O programa tem por objetivo informar que as cachaças que foram certificadas com o selo em suas garrafas passaram por um rigoroso processo de análise de qualidade, proporcionando aos consumidores a garantia de um produto de qualidade superior.
Também está entre as finalidades atestar a procedência das bebidas do gênero, garantindo que são originárias do Rio Grande do Sul e provenientes de locais que cumprem integralmente a legislação vigente, bem como estimular os produtores à constante qualificação do produto. Promover e difundir as cachaças gaúchas como produtos de alta qualidade, proporcionando destaque no cenário nacional, também está na lista.
Para alcançar os objetivos propostos, foi estabelecido um grupo de trabalho com a finalidade de construir um regulamento com critérios específicos e rigorosos. O colegiado reúne representantes da Aprodecana, produtores de cachaça, profissionais de instituições como Unisinos, Ulbra, Senai, Confraria da Cachaça de Bento Gonçalves, da Academia Gaúcha de Estudos da Cachaça, além de técnicos das Secretarias integrantes do Programa Produtos Premium (Sict, Seapi, Sedec e Sema), todos com profundo conhecimento do setor e da legislação pertinente.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul