Segunda-feira, 29 de Dezembro de 2025

Home Colunistas Senador Flavio Bolsonaro vai receber a maior homenagem da Câmara de Vereadores de Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Após o término do recesso parlamentar, a Câmara Municipal de Porto Alegre deve definir a data da solenidade de entrega da Comenda Porto do Sol ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). O legislativo da capital gaúcha aprovou a concessão da Comenda ao senador  em reconhecimento à sua trajetória na vida pública e à sua atuação em defesa da segurança pública, da liberdade e dos valores democráticos, conforme proposta do vereador Alexandre Bobadra (PL).

Bobadra, autor da proposta, apontou que Flavio Bolsonaro, advogado de formação, exerceu o mandato de vereador e deputado estadual e, atualmente, é senador da República, além de presidir a Comissão de Segurança Pública do Senado Federal. “Sua atuação parlamentar é marcada pelo compromisso com o fortalecimento das instituições e com políticas voltadas ao enfrentamento da criminalidade. Representa o reconhecimento aos serviços prestados ao país e à defesa de princípios que contribuem para uma sociedade mais segura e justa”, afirma Alexandre Bobadra.

O jantar de Alexandre de Moraes na mansão de Vorcaro, dono do Banco Master

Membro do conselho Editorial do jornal O Globo, o jornalista Merval Pereira alerta neste domingo, que “Se os cidadãos perderem a confiança nos ministros do Supremo, a democracia estará em dificuldades. A credibilidade já ficara arranhada no caso da Operação Lava-Jato.” O jornal revela que o ministro Alexandre de Moraes participou de jantares na mansão do dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, em Brasília.

“Em seus tempos de liberdade (muita liberdade, aliás), Daniel Vorcaro recebia políticos e autoridades para jantares numa mansão de R$ 36 milhões e 1,7 mil metros quadrados de área construída no Lago Sul, em Brasília.

Pelo menos em uma dessas noites, Alexandre de Moraes esteve presente — embora sem sua mulher, Viviane, cujo escritório de advocacia tinha o ex-banqueiro como o seu melhor cliente.

Era o único ministro do STF entre os cerca de vinte convidados, todos homens”.

Segundo o relato de um dos participantes deste e de outros jantares na casa brasiliense de Vorcaro, eram noites de conversas amenas.

Nem é preciso discutir a possibilidade de algum assunto do Master ter sido conversado naquela noite. Até porque, se fosse o caso, teriam ocasiões mais discretas para isso. Mas parece claro que a simples presença de um integrante da Corte num jantar na casa do melhor cliente de sua mulher pode soar inconveniente.”

CPI dos Pedágios promete dor de cabeça ao governo em 2026

A CPI dos Pedágios, instalada no apagar das luzes de 2025 na Assembleia Legislativa, terá suas atividades ao longo de 2026, coincidindo com o ano eleitoral. Existe farto material: os processos de concessão ainda em curso dos blocos 1 e 2, além da concessão do bloco 3, que já foi feita, mas também vem sendo alvo de críticas devido ao atraso na entrega de obras. A próxima reunião do grupo ficou marcada para 5 de janeiro, às 14h.

O governo já acumula duas derrotas, deixando que os postos estratégicos ficassem com a oposição: o presidente da CPI será Paparico Bacchi (PL) e o relator, Miguel Rosseto, do PT.

Sem reeleição em Santa Cruz do Sul

O prefeito de Santa Cruz do Sul, Sergio Moraes (PL) anunciou que não pretende disputar a reeleição. Embora a próxima eleição municipal só ocorra em 2028, Moraes avalia que “vou terminar esse mandato com 71 anos, e acho que é hora de um jovem ocupar este espaço, com outra cabeça”. Mas garante que “é claro que eu quero fazer o sucessor. Vou trabalhar para isso”.

Na homenagem à ETA, vereador de Viamão convida Leonel Brizola para participar da mesa

A última sessão do ano da Câmara de Vereadores de Viamão ganhou repercussão nacional. O vereador Luisinho do Espigão (PSDB), que presidia a sessão especial em homenagem aos 115 anos da Escola Técnica de Agricultura (ETA) Leonel de Moura Brizola, perguntou se “o senhor Leonel de Moura Brizola se encontrava na casa”, convidando-o a participar da mesa. Reinou silêncio no plenário.  A homenagem, proposta do vereador Marco Borrega (PDT) reconheceu a importância da ETA para a região, mas o deslize do presidente acabou ofuscando a sessão solene, e escancarando a falta de conhecimento sobre a história de Brizola e da própria escola.

Comissão Representativa garante atividade do legislativo até o dia 31

Durante o recesso parlamentar, iniciado na terça-feira (23) até 31 de janeiro de 2026, os deputados integrantes da Comissão Representativa respondem pela Assembleia Legislativa. No período, não há atividades nas comissões permanentes nem no plenário, mas os setores administrativos e gabinetes parlamentares seguem funcionando de segunda a sexta-feira. Durante o recesso, o grupo poderá ser convocado pelo presidente Pepe Vargas (PT). Os titulares da Comissão Representativa são:

– Pepe Vargas (PT) – presidente

– Miguel Rossetto (PT)

– Laura Sito (PT)

– Marcus Vinícius (PP)

– Carlos Búrigo (MDB)

– Capitão Martim (Republicanos)

– Delegada Nadine (PSDB)

– Adriana Lara (PL)

– Tiago Cadó (PDT)

– Dirceu Franciscon (União)

– Elton Weber (PSB).

 

Flávio Pereira

@flaviorrpereira

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Entre enchentes e esperanças: Blumenau, sua linda
Senador Flavio Bolsonaro vai receber a maior homenagem da Câmara de Vereadores de Porto Alegre
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Resumo da semana