Sexta-feira, 01 de Agosto de 2025

Home Política Senador Marcos do Val acionou diretor da Polícia Federal contra decisões de Alexandre de Moraes

Compartilhe esta notícia:

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) pediu ao diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, uma “intervenção” urgente contra as decisões do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que ordenaram a apreensão e o bloqueio dos passaportes do parlamentar. O senador é investigado no STF por suposta intimidação de delegados da PF que atuam em inquéritos na Corte.

Um documento com o mesmo teor foi apresentado por Do Val ao Itamaraty.

“Requeiro que esta Polícia Federal não permita que tal atentado continue impune”, escreveu o parlamentar em relação a ordens de Moraes. Do Val disse ainda buscar “com a máxima urgência a intervenção deste diretor-geral da PF diante de graves violações constitucionais”.

A solicitação formal a Andrei Rodrigues foi feita no último dia 15, uma semana antes de o senador viajar aos EUA com o passaporte diplomático e ter as contas bancárias bloqueadas por Moraes.

No documento, Do Val informou que havia comprado passagens para os Estados Unidos entre 26 de julho e 3 de agosto. Ele teve os passaportes bloqueados pelo ministro.

“A revogação das medidas impostas (por Moraes) não é apenas um ato de justiça pessoal, mas uma afirmação do Estado de Direito e das prerrogativas do Parlamento brasileiro”, continuou o parlamentar bolsonarista.

A PF não conseguiu apreender passaportes do parlamentar em uma operação em agosto do ano passado, autorizada por Moraes, que depois ordenou o bloqueio dos documentos de viagem. Na ocasião, a corporação pediu a prisão do senador, o que foi rejeitado pela Procuradoria-Geral da República e pelo ministro.

No mesmo dia em que oficiou o Itamaraty, Marcos Do Val comunicou ao Supremo, à PF e ao Senado que viajaria aos EUA durante o recesso parlamentar. Moraes negou o pedido no dia seguinte, mas a defesa do senador só foi intimada na quinta-feira (24), um dia depois de o senador pousar em Miami. O ministro bloqueou as contas bancárias do parlamentar depois de ser informado sobre a viagem.

Marcos do Val negou ter fugido do País. “Estou aqui em Orlando curtindo esse recesso com a minha filha que ficou dois anos e meio afastada por conta do meu combate e desmascarar os crimes contra nossa Constituição e democracia”, disse o senador, em um vídeo gravado em um parque de diversões.

Em seu perfil no Instagram, o parlamentar declarou que utilizou passaporte diplomático para conseguir entrar no país governado por Donald Trump.

A conta de Do Val na rede social está bloqueada no Brasil por ordem do ministro Alexandre de Moraes, mas pode ser acessada do exterior. Na foto que acompanha a publicação, o senador pelo Espírito Santo aparece segurando o passaporte diplomático brasileiro, que tem a cor vermelha, e na outra mão um passaporte similar ao utilizado por cidadãos americanos. (Com informações de Roseann Kennedy, do jornal O Estado de S. Paulo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Punido por Donald Trump, Alexandre de Moraes não tem bens nem investimentos nos Estados Unidos
Julgamento de Bolsonaro no Supremo pode ser acelerado após sanções de Trump a Alexandre de Moraes
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde