Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2026

Home Política Senador Sérgio Moro lamenta a cassação do mandato do deputado federal Deltan Dallagnol: “Estou estarrecido”

Compartilhe esta notícia:

O senador Sérgio Moro (União Brasil-PR) lamentou a cassação do mandato do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR). O ex-juiz da Lava-Jato afirmou que ficou “estarrecido” com a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), tomada por unanimidade na terça-feira (16).

“É com muita tristeza que recebo a informação da cassação do mandato do deputado federal Deltan Dallagnol. Estou estarrecido por ver fora do Parlamento uma voz honesta na política que sempre esteve em busca de melhorias para o povo brasileiro. Perde a política. Minha solidariedade aos eleitores do Paraná e aos cidadãos do Brasil”, escreveu Moro nas redes sociais.

Em nota, Deltan afirmou que “344.917 vozes paranaenses e de milhões de brasileiros foram caladas com uma única canetada, ao arrepio da lei e da Justiça”.

“Meu sentimento é de indignação com a vingança sem precedentes que está em curso no Brasil contra os agentes da lei que ousaram combater a corrupção. Mas nenhum obstáculo vai me impedir de continuar a lutar pelo meu propósito de vida de servir a Deus e ao povo brasileiro”, prosseguiu o ex-procurador da Lava-Jato.

Ele foi alvo de uma ação no TSE apresentada pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) e pelo PMN. Os partidos questionaram o registro de Deltan para concorrer como deputado por dois motivos.

O primeiro, em razão de uma condenação do TCU (Tribunal de Contas da União) por gastos com diárias e passagens de outros procuradores da Lava-Jato. O segundo argumento é que ele teria pedido exoneração como procurador enquanto respondia 15 procedimentos administrativos, que poderiam resultar em aposentadoria compulsória ou demissão.

Os partidos afirmaram que Deltan tentou burlar a Lei de Inelegibilidade e a Lei da Ficha Limpa ao deixar o cargo antes do início dos procedimentos administrativos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Temperaturas globais devem subir a níveis recordes nos próximos cinco anos, alerta agência da ONU
Alvo de processo de impeachment, presidente do Equador dissolve o Parlamento do país e convoca novas eleições
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show de Notícias