Terça-feira, 11 de Novembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 11 de novembro de 2025
Quase meio século depois do crime que chocou o País, a história da socialite Ângela Diniz – morta pelo companheiro em 1976 – sob olhar do diretor Andrucha Waddington, migra para as telas na produção “Ângela Diniz: Assassinada e Condenada”, uma parceria do streaming HBO Max com a produtora de cinema Conspiração.
Em coletiva de imprensa, Andrucha Waddington revelou que o projeto, guardado há 49 anos, enfrentou uma longa jornada até sair do papel — marcada por disputa de direitos, mudanças de abordagem e o desafio de retratar uma mulher (Marjorie Estiano) cuja morte se tornou símbolo da luta contra a violência de gênero no Brasil.
“Trazer algo que continua acontecendo muito no Brasil e no mundo foi muito difícil”, comentou Waddington.
O cineasta precisou ter precisão em não transformar a tragédia em espetáculo. “O circo fica por conta do julgamento”, disse ele, se referindo ao processo judicial que buscou favorecer Doca Street (Emilio Dantas), o assassino, que teria cometido um crime passional sob a justificativa de “legítima defesa da honra” — um caso que impulsionou movimentos feministas em todo o país.
A trama tem como base o podcast “Praia dos Ossos”, da Rádio Novelo, e revisita a história de Ângela Diniz, uma mulher que, por sua liberdade e autonomia, desafiou os padrões impostos às mulheres e foi brutalmente punida por isso. Seu último relacionamento terminou em tragédia quando foi assassinada com quatro tiros à queima-roupa pelo namorado Doca Street.
A defesa do réu alegou que ele apenas havia reagido a uma suposta agressão à sua honra. A tese da “legítima defesa da honra” foi declarada inconstitucional pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em 2023, pois viola os princípios da dignidade humana, da proteção à vida e da igualdade de gênero.
A série tem Antônio Fagundes no papel do advogado e ex-ministro do STF Evandro Lins Silva; Thiago Lacerda (Ibrahim Sued); Camila Márdila (Lulu Prado) e Yara de Novaes (Maria Diniz).
Complementam o elenco Thelmo Fernandes, Renata Gaspar, Tóia Ferraz, Carolina Ferman, Joaquim Lopes, Emílio de Mello, Marina Provenzzano, Maria Volpe, Gustavo Wabner, Ester Jablonski, Pedro Nercessian, Deco Almeida, Stepan Nercessian, Daniela Galli, Priscila Sztejnman, Tatsu Carvalho, Charles Fricks e Alli Willow.
Além da direção de Waddington, a série foi escrita por Elena Soárez (“O Mecanismo”, “Casa de Areia”, “Filhos do Carnaval”), com produção executiva de Waddington, Lorena Bondarovsky e Renata Brandão.