Quarta-feira, 12 de Novembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 11 de novembro de 2025
A Serra Gaúcha ganhou, nessa terça-feira (11), o seu primeiro Centro de Atendimento em Saúde à Pessoa Idosa, iniciativa vinculada ao programa “Saúde 60+RS”. Trata-se de um ambulatório instalado no Hospital Virvi Ramos, em Caxias do Sul, e que utiliza a estrutura já existente instituição, No foco estão exames laboratoriais e de imagem, facilitando o acesso dos pacientes a tais serviços.
Durante a cerimônia de inauguração, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, destacou a relevância da iniciativa: “Com o ‘Saúde 60+RS’, nosso cuidado se coloca entre a atenção primária e a alta complexidade, com um trabalho diferenciado para idosos frágeis, com sinais de demência, que precisam de um atendimento especializado e contínuo”.
O novo ambulatório do “Saúde 60+RS” é voltado a idosos classificados como frágeis na atenção primária ou com diagnóstico de demência, e oferece continuidade do cuidado iniciado nas unidades básicas de saúde (UBS). O local será referência para 49 municípios da região. Para garantir o funcionamento do serviço, a pasta fará um repasse mensal de R$ 120 mil.
A equipe do novo centro será composta por profissionais de diversas áreas, incluindo fisioterapia, serviço social, nutrição, farmácia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, educação física e enfermagem, garantindo um atendimento integral e especializado. O encaminhamento dos pacientes será feito pelas equipes da atenção primária, com base em critérios como o índice de vulnerabilidade clínica funcional ou o diagnóstico de demência.
Representando o Conselho Municipal do Idoso, José Vargas também celebrou a iniciativa: “É muito bom ver serviços como este sendo inaugurados. Muitos de nós, que são invisíveis, agora estão sendo vistos. Chegamos a essa fase da vida fragilizados. E a saúde, ou a falta dela, pesa muito”.
O presidente da Associação Cultural e Científica Virvi Ramos, Nelson D’Arrigo, reforçou o compromisso do hospital com a comunidade: “Nosso caminho é prestar um serviço cada vez melhor, atendendo às necessidades de saúde da nossa população”.
Saiba mais
O “Saúde 60+RS é” um programa estratégico do governo estadual cujo objetivo é oferecer atendimento especializado para pessoas idosas com 60 anos ou mais – especialmente aquelas consideradas frágeis ou com diagnóstico de demência. A iniciativa funciona por meio de serviços regionalizados de saúde, que atuam como apoio à atenção primária. Com isso, busca-se evitar internações desnecessárias e reduzir as filas por atendimento especializado.
A meta é implantar até 20 centros regionais em diferentes regiões do Estado. Até o momento, 15 locais foram habilitados e cinco deles já estão em funcionamento nos municípios de Caxias do Sul, Tenente Portela, Marau, Lajeado e Panambi. Os demais estão em fase de implantação.
O acesso ao Centro de Atendimento em Saúde à Pessoa Idosa se dá por meio de encaminhamento das UBSs, seguindo critérios definidos pelo programa. A regulação dos atendimentos é realizada pelo Sistema de Gerenciamento de Consultas (Gercon), respeitando o território e a organização regional dos serviços.
Nas UBS, os idosos passam por avaliação multidimensional, utilizando um instrumento específico chamado índice de vulnerabilidade clínico funcional. Esse instrumento está descrito em um manual e consiste em 20 perguntas que podem ser respondidas pela própria pessoa idosa ou por seu cuidador.
Se a pontuação final for igual ou superior a 15 pontos, a pessoa será classificada como frágil e poderá ser encaminhada ao atendimento especializado oferecido pelo programa. Além disso, pessoas idosas com diagnóstico de demência também poderão ser encaminhadas imediatamente.
A SES disponibiliza, em seu site, um manual de aplicação do índice de vulnerabilidade clínico funcional. O endereço virtual é saude.rs.gov.br.
Municípíos habilitados
– Cachoeira do Sul (8ª CRS) – Hospital de Caridade e Beneficência.
– Caxias do Sul (5ª CRS) – Hospital Virvi Ramos.
– Cruz Alta (9ª CRS) – Prefeitura Municipal de Cruz Alta (Secretaria Municipal de Saúde).
– Estação (11ª CRS) – Hospital Santo Antônio de Estação.
– Igrejinha (1ª CRS) – Hospital Bom Pastor.
– Lajeado (16ª CRS) – Hospital Bruno Born.
– Marau (6ª CRS) – Associação Hospitalar Beneficente de Marau.
– Novo Hamburgo (1ª CRS) – Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo.
– Panambi (17ª CRS) – Associação Hospital Panambi.
– Pelotas (3ª CRS) – Cuidativa UFPel.
– Santa Rosa (14ª CRS) – Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa.
– Santiago (4ª CRS) – Secretaria Municipal de Saúde (Centro de Especialidade).
– Santo Ângelo (12ª CRS) – Hospital Regional das Missões.
– Sarandi (15ª CRS) – Associação Hospitalar Vila Nova.
– Tenente Portela (2ª CRS) – Hospital Santo Antônio.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul