Quinta-feira, 30 de Outubro de 2025

Home em foco Serviço de nuvem da Microsoft com instabilidade na quarta-feira; problema ocorre 9 dias após pane da Amazon

Compartilhe esta notícia:

A Microsoft enfrentou nessa quarta-feira (29) uma falha generalizada em seus serviços de nuvem Azure e no pacote 365, além de instabilidade em plataformas como o Xbox. A pane começou por volta das 11h40 e atingiu o portal do Azure, o Outlook, o OneDrive e o serviço de jogos Xbox. Segundo o site Downdetector, centenas de usuários relataram problemas de acesso nas últimas horas. O Microsoft Teams também apresentou registros de falhas, embora em volume menor, sugerindo impacto limitado ou já mitigado.

Em nota, a Microsoft confirmou que o problema foi causado por uma “mudança de configuração feita por engano”. A empresa informou que iniciou a restauração da “última configuração funcional conhecida”, processo que deve levar cerca de 30 minutos para ser implantado em toda a rede. A partir daí, os usuários devem começar a perceber sinais de recuperação.

Durante o procedimento, alterações nas configurações dos clientes estão temporariamente bloqueadas. A companhia informou ainda que redirecionou o portal de gerenciamento do Azure para reduzir os impactos no acesso. Parte dos serviços, como o Marketplace, pode continuar apresentando lentidão.

A Microsoft disse não ter previsão para a normalização completa, mas afirmou que atualizará o status do sistema a cada 30 minutos até a resolução total.

Entre os afetados estão empresas que utilizam a infraestrutura do Azure para operar seus sites e sistemas. A Alaska Airlines informou que enfrenta “interrupção em sistemas-chave”, incluindo websites, devido à falha nos serviços da Microsoft.

A pane ocorre pouco mais de uma semana após a Amazon Web Services (AWS) enfrentar um problema semelhante em seu serviço EC2, que afetou diversos sites globais. Segundo a consultoria Canalys, a AWS lidera o mercado de infraestrutura em nuvem com 32% de participação, seguida pela Microsoft Azure, com 23%, e pelo Google Cloud, com 10%.

O que é nuvem?

Nuvem é o nome dado ao serviço que permite transferir, guardar e processar dados em outros lugares, usando a internet. Pessoas também usam serviços na nuvem ao salvarem fotos no Google Fotos e no iCloud, da Apple, ou ao rodar jogos online, sem baixar e instalar programas, por exemplo.

Esse serviço é utilizado principalmente por empresas que trabalham com processamento de dados, que precisa de computadores para armazenar informações, arquivos e softwares. Esses computadores, que geralmente são grandes equipamentos com alta capacidade, podem ser mantidos pela própria empresa em sua sede ou em outro lugar.

Como isso custa caro e exige manutenção constante, as empresas optam por terceirizar essa estrutura e contratam companhias com maior capacidade de manter esses supercomputadores, como AWS, Azure, Google Cloud, Oracle e IBM.

Benefícios

Um dos benefícios do serviço de nuvem é a simplificação da estrutura. É o chamado outsourcing (ou terceirização), em que o cliente não precisa se preocupar com a manutenção de uma série de equipamentos e pode se concentrar apenas na operação do ambiente virtual.

Outra vantagem é a possibilidade de ter infraestrutura logo no início do projeto, sem precisar de um grande investimento inicial. Na prática, em vez de comprar equipamentos, a empresa os aluga de terceiros.

Clientes de nuvem também podem contratar capacidade variável, isto é, aumentar ou diminuir o uso de recursos de acordo com a necessidade. Uma loja virtual, por exemplo, pode aumentar sua capacidade em datas de grande demanda, como a Black Friday.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Banco Central dos Estados Unidos reduz a taxa de juros
Ministros do Supremo retomam julgamento sobre equiparação de licença-maternidade nesta quinta
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News