Quarta-feira, 12 de Novembro de 2025

Home Rio Grande do Sul Servidores da segurança pública do RS feridos gravemente durante o trabalho receberão homenagem oficial

Compartilhe esta notícia:

Durante cerimônia marcada para a manhã de 25 de novembro (terça-feira), o governo do Rio Grande do Sul e entidades de classe farão uma homenagem a dez servidores da segurança pública estadual que sofrem de algum tipo de deficiência adquirida durante o exercício de suas funções. Na lista estão policiais e outros trabalhadores do setor que sobreviveram com sequelas a tiroteios ou acidentes com viaturas, por exemplo.

O evento – intitulado “Além da Farda” – tem como alvo profissionais indicados pela Brigada Militar (BM), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Eles receberão placas condecorativas e outras honrarias, das 9h às 11h, no Salão Nobre da seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) – rua Manoelito de Ornellas nº 55, bairro Praia de Belas, em Porto Alegre.

“A cerimônia celebrará a coragem, o comprometimento e a superação desses profissionais, simbolizando também o compromisso com a inclusão, a valorização e o respeito aos servidores com deficiência”, ressalta a Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS), em texto publicado no site oficial estado.rs.gov.br. “Além disso, o evento contará com palestras e debates sobre políticas públicas inclusivas.”

Na lista de parceiros da iniciativa estão a OAB-RS e a Associação de Servidores da Área de Segurança, Portadores de Deficiências, do Estado do Rio Grande do Sul (Asasepode). Como apoiadora consta a empresa Coloplast, fornecedora de materiais aos acidentados da BM. Presidente da Asasepode, a tenente Jane Melo Soares ressalta:

“A associação está aqui para servir, para dar suporte. Implementamos serviços como fisioterapia, psicologia e assistência jurídica para os servidores acidentados e suas famílias. É preciso que os servidores saibam que temos esses serviços à disposição. O evento vem para dar visibilidade para estas novas possibilidades implementadas e para dar ênfase a esses profissionais que deram tanto de si em serviço”.

Bombeiro-mirim

Nos dias 7 e 8 de novembro, o Corpo de Bombeiros Militar realizou cinco formaturas do projeto “Bombeiro Mirim” em diferentes cidades gaúchas. As cerimônias diplomaram 32 menores de idade que completaram o curso em Bento Gonçalves e outras 21 em Farroupilha (ambas na Serra), bem como 29 em Vacaria (Região Nordeste do Estado).

Os participantes são crianças e adolescentes com idades de 10 a 12 anos, todos matriculados na 5ª série do Ensino Fundamental. De abril a outubro, em sistema de contraturno escolar, eles receberam orientações sobre prevenção de acidentes, primeiros-socorros e combate a incêndios, além de aulas e oficinas de saúde, defesa civil e educação  ambiental, financeira e para o trânsito, além de noções de cidadania.

De acordo com a corporação, o projeto faz parte do Plano de Responsabilidade Social do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul. O foco é a formação de jovens mais conscientes e preparados para agir em situações de risco.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Convênio entre governo gaúcho e hospital de Porto Alegre prevê reintegração de quem cumpre pena em instituições para indivíduos com transtorno mental
Serra Gaúcha ganha primeiro centro de atendimento em saúde para idosos
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News