Quarta-feira, 01 de Outubro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 1 de outubro de 2025
Em meio ao impasse entre democratas e republicanos no Congresso dos Estados Unidos, os parlamentares não chegaram a um acordo na terça-feira (30) para aprovar o orçamento do governo para o ano fiscal de 2026.
Com isso, a administração de Donald Trump sofreu o chamado “shutdown” – uma paralisação dos serviços públicos – a partir desta quarta-feira (1°). Isso significa que diversos departamentos federais paralisararam atividades até que o pacote de gastos para o ano que vem seja aprovado. A política, economia e sociedade norte-americanas são impactadas.
Serviços como os de saúde e segurança pública, considerados essenciais, seguem trabalhando normalmente.
A paralisação é a 15ª desde 1981. No centro do impasse, está a saúde. Os democratas afirmam que só aprovarão o orçamento do governo se programas de assistência médica prestes a expirar forem prolongados.
Os republicanos acusam os democratas de usar o orçamento como moeda de troca para atender demandas próprias antes das eleições legislativas de 2026, que definirão o controle do Congresso. Nas redes sociais, a Casa Branca confirmou a paralisação, chamando-a de: “shutdown democrata”.
Com o governo impedido de gastar, milhares de servidores públicos serão colocados em licença, enquanto outros, que trabalham em serviços essenciais, podem ter os salários suspensos.
A Casa Branca emitiu um alerta para que as agências federais preparassem planos de demissão em massa para o “shutdown”.