Sexta-feira, 22 de Maio de 2026

Home Dicas de O Sul Sicredi reforça importância da educação financeira em semana especial

Compartilhe esta notícia:

O Sicredi participa, entre os dias 18 e 24 de maio, da 13ª Semana ENEF (Semana Nacional de Educação Financeira) que terá o tema central “Educação Financeira: construindo um futuro com longevidade e prosperidade”.

A instituição traz na campanha de 2026 a mensagem “A vida acontece. Prepare-se melhor a cada escolha” e reforça seu papel como protagonista na conscientização sobre a relevância de promover a educação financeira como um meio possível para realizar sonhos e atingir o bem-estar financeiro.

A iniciativa, organizada pelo FBEF (Fórum Brasileiro de Educação Financeira), busca estimular comportamentos que construam uma base sólida para a tomada de decisões de longo prazo. Para o Sicredi, a participação na Semana ENEF é uma oportunidade de dar visibilidade a um tema essencial na vida das pessoas e sensibilizar os seus mais de 10 milhões de associados e as comunidades onde está presente para a importância de uma relação mais consciente com o dinheiro.

“É por meio da educação financeira que o brasileiro consegue organizar seus gastos, reduzindo cenários frequentes de endividamento e inadimplência. A força desse movimento está na capilaridade da atuação do Sicredi, permitindo que informações relevantes sobre o tema sejam compartilhadas em diversos municípios gaúchos,” explica a Consultora do Desenvolvimento do Cooperativismo da Central Sicredi Sul/Sudeste, Julia Marx Tagliari.

Ações para 2026 e balanço 2025

No Rio Grande do Sul, o Sicredi realizará mais de 1.000 iniciativas que abrangem pilares essenciais como planejamento, proteção financeira, investimentos, consumo consciente e crédito.

Esse movimento dá continuidade ao expressivo impacto registrado em 2025, ano em que a Semana ENEF mobilizou o país com o tema “Educação Financeira para Crianças e Jovens”. Na ocasião, o Sicredi realizou, em nível nacional, 4.956 ações focadas na formação de cidadãos mais conscientes.

Os números ganham mais amplitude ao se contabilizar as iniciativas da instituição ao longo de 2025 no país: mais de 70,8 milhões de participações em 22 mil ações, alcançando associados e sociedade civil em 1.841 municípios brasileiros. Em parceria com a Maurício de Sousa Produções, o Sicredi também lançou um gibi e um vídeo exclusivos com a Turma Da Mônica sobre Educação Financeira e investimentos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Dicas de O Sul

Carijo da Canção Gaúcha ocorre em Palmeira das Missões com intensa programação
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Conexão Pampa