Segunda-feira, 01 de Setembro de 2025

Home Mundo Sistema de GPS do avião que transportava a presidente da Comissão Europeia é desativado no ar por suposta interferência russa

Compartilhe esta notícia:

O sistema de GPS do avião da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi bloqueado enquanto ela viajava para a Bulgária no domingo (31). Há suspeita de interferência russa, afirmou uma porta-voz da UE (União Europeia) nesta segunda-feira (1º).

“Podemos, de fato, confirmar que houve bloqueio de GPS, mas o avião pousou em segurança na Bulgária. Recebemos informações das autoridades búlgaras de que suspeitam que isso se deveu a uma interferência descarada da Rússia”, afirmou a porta-voz Arianna Podesta, em entrevista coletiva.

Ela disse que os países da UE “estão acostumados com ameaças e intimidações da Rússia”, que compõem um “comportamento hostil” do governo de Vladimir Putin, e acrescentou que o incidente reforça a guerra híbrida promovida pela Rússia contra os europeus e a necessidade de reforçar a segurança europeia.

Segundo o jornal britânico Financial Times, o jato que levava Ursula perdeu os sistemas eletrônicos de navegação durante a aproximação ao aeroporto de Plovdiv, a segunda maior cidade da Bulgária, e os pilotos tiveram que aterrissar utilizando mapas de papel após uma hora circulando o local.

“Todo o sistema de GPS da área do aeroporto saiu do ar. Foi uma interferência inegável”, afirmou uma autoridade do aeroporto búlgaro ao Financial Times.

Ursula é uma das autoridades europeias mais ativas contra a ameaça que o governo russo representa à UE. No final de semana, ela chamou Putin de “predador”. “Putin é um predador e só pode ser contido com forte coerção”, disse em pronunciamento conjunto com o premiê polonês, Donald Tusk.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, negou que o governo russo esteja relacionado ao incidente.

A Bulgária não faz fronteira terrestre com a Rússia, porém, ambos os países são banhados pelo Mar Negro. A península ucraniana da Crimeia, anexada ilegalmente pelos russos desde 2014, localizada nesse corpo d’água, fica a cerca de 400 quilômetros do território búlgaro.

A chefe da Comissão Europeia está na Bulgária para discutir questões relacionadas à segurança e defesa do país ante ameaças russas, em um esforço para aumentar a prontidão de países da UE em meio a temores de que Putin não queira parar sua ofensiva na Ucrânia, onde trava uma guerra após invadir o país vizinho, em fevereiro de 2022. Antes da Bulgária, Ursula estava na Polônia.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Bolsonaro responde por cinco crimes. Em caso de condenação, as penas somadas podem chegar a 43 anos de prisão
Governo autoriza uso da Força Nacional em terras indígenas no Amazonas
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde