Sexta-feira, 03 de Maio de 2024

Home Porto Alegre Site da prefeitura de Porto Alegre é atacado por hacker

Compartilhe esta notícia:

O site da prefeitura de Porto Alegre foi atacado por hackers por volta das 16h desta sexta-feira (19). Mensagens ofensivas aos gaúchos foram escritas no portal da capital gaúcha. A página traz ainda um símbolo do Grêmio e uma citação ao técnico Renato Portaluppi.  Cerca de 20 minutos depois, já não era mais possível acessar o site. A reportagem espera um posicionamento da prefeitura. Até às 17h, o portal ainda estava fora do ar.

Governo do Estado

Em 2022, sites vinculados ao portal do governo gaúcho ficaram fora do ar após uma invasão, mas voltaram a funcionar horas mais tarde. O ataque não causou perdas de dados nem exposição de usuários.

O baixo impacto do incidente não impediu o acionamento do plano de contingência pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), responsável pela administração das páginas. As medidas incluíram a suspensão intencional dos endereços eletrônicos, de forma preventiva.

Na mesma época, os sistemas do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) também foram alvo de investidas desse tipo. Nesse caso, a paralisação total ou parcial do site oficial do órgão durou várias semanas, causando uma série de transtornos ao órgão, servidores e população.

Invasões por hackers também atingiram, na época, as plataformas digitais do Ministério da Saúde. Entre outros problemas, a atualização de dados estatísticos sobre a campanha de vacinação contra o covid no País foi afetada. (Pedro Marques)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Colchão em caixote, lona e chão de terra: veja como era a casa onde vivia idoso que foi levado a banco antes de morrer
Homem ateia fogo em si mesmo em frente ao tribunal de julgamento de Donald Trump
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News