Sexta-feira, 26 de Setembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 26 de setembro de 2025
O Spotify anunciou oficialmente as suas novas medidas para combater spams de conteúdos de IA, proteger o direito autoral de artistas e garantir uma transparência maior para os usuários em relação ao conteúdo criado a partir de IA generativa e publicado na plataforma. As atualizações já começaram a valer e o filtro de spam de música já começou a ser implementado cuidadosamente, mas a estimativa é que em algumas semanas ou meses ele estará completamente integrado aos apps e versões desktop.
Segundo Sam Duboff, chefe global de marketing e política para o negócio da música no Spotify, essas medidas visam proteger artistas autênticos de spam, personificação e engano, garantindo que somente meios autênticos e demanda genuína dos fãs resultem em audiência. Além disso, outro fator crucial é garantir que a voz e a identidade de um artista permaneçam sob seu controle.
Quais são as principais atualizações do Spotify em relação ao uso de IA?
* Novo filtro de spam
O Spotify implementará um novo filtro de spam que sinalizará faixas e usuários que empregam táticas como uploads em massa da mesma conta, duplicação excessiva de músicas semelhantes com metadados ligeiramente diferentes, manipulação intencional de SEO e abuso de faixas artificialmente curtas (somente um pouco mais longas que 30 segundos para acumular streams que geram royalties).
Este filtro deixará de recomendar esse conteúdo na programação do Spotify e implementação será gradual para garantir que o conteúdo correto seja identificado e o sistema funcione de maneira eficaz, com novos sinais de detecção sendo adicionados à medida que mais informações forem aprendidas.
* Atualização das políticas para proibir clones de voz de IA não autorizados e personificação
As políticas do Spotify serão atualizadas a partir desta semana para deixar claro que clones de voz de IA não autorizados, deep fakes e qualquer outra forma de réplicas vocais ou personificação não são permitidos e serão removidos da plataforma assim que forem identificados.
* Aumento dos investimentos para impedir incompatibilidades de perfil
O Spotify está aumentando seus investimentos para impedir incompatibilidades de perfil, que ocorrem quando alguém carrega fraudulentamente uma música para o perfil de outro artista em todos os serviços de streaming. A empresa está trabalhando diretamente com distribuidores em novos testes para bloquear esses ataques antes mesmo que cheguem às plataformas de streaming.
A postura do Spotify em relação à rotulagem de música gerada por IA é de apoio a um novo padrão da indústria que trata a inteligência artificial como um espectro, em vez de um binário. Por isso, o serviço de streaming musical está apoiando o sistema de monitoramento “D-DECK”, que está sendo desenvolvido para permitir que os provedores de conteúdo rotulem funções específicas ou qualquer contribuição que possa ser identificada como IA.
Este padrão permitirá divulgações mais precisas e com nuances, sem forçar uma faixa a ser categoricamente “IA” ou “não IA”. Isso significa que, se uma faixa incluir vocais gerados por inteligência artificial, instrumentação de IA, um instrumento específico gerado por IA ou pós-produção assistida por IA (como mixagem ou masterização), essa informação poderá ser exibida nos créditos do Spotify ou em qualquer outro serviço que utilize o padrão.
Esse padrão é considerado crucial para a transparência na indústria da música ao oferecer clareza aos ouvintes e uma maneira consistente para os artistas compartilharem seu processo criativo em todos os serviços. A empresa enfatiza que a indústria e os ouvintes se beneficiam de padrões unificados, evitando um cenário onde cada serviço de streaming ou gravadora teria sua própria metodologia e linguagem para divulgar informações sobre IA, o que poderia minar a confiança do ouvinte. Além disso, 15 gravadoras e distribuidores já se comprometeram com o Spotify no sentido de adotar esses créditos de IA.