Segunda-feira, 05 de Janeiro de 2026

Home em foco Suprema Corte da Venezuela ordena que a vice de Maduro, Delcy Rodríguez, assuma a presidência do país

Compartilhe esta notícia:

O Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela ordenou que a vice-presidente Delcy Rodríguez assuma de forma interina o cargo de Nicolás Maduro, preso pelos Estados Unidos no sábado (3) durante uma operação militar.

A decisão judicial determinou que Rodríguez assuma “o cargo de Presidente da República Bolivariana da Venezuela a fim de garantir a continuidade administrativa e a defesa integral da Nação”.

O tribunal acrescentou que irá debater a questão a fim de “determinar o quadro jurídico aplicável para garantir a continuidade do Estado, a administração do governo e a defesa da soberania face à ausência forçada do Presidente da República”.

Logo após a captura de Maduro, Delcy convocou ministros e a população venezuelana a resistirem a uma intervenção dos Estados Unidos no governo do país.

Em um pronunciamento transmitido na televisão pública, ela pediu calma e afirmou que a Venezuela “nunca será colônia de nenhuma nação”. Disse ainda que Maduro continua sendo o único presidente do país e classificou a sua captura como um “sequestro” promovido pelos EUA.

O pronunciamento foi feito em Caracas, ao lado do presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez, irmão da vice-presidente, além do ministro do Interior, Diosdado Cabello, e dos titulares das pastas das Relações Exteriores e da Defesa.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que Washington pretende assumir interinamente o controle do país até a realização de uma transição de governo.

“Nós vamos administrar o país até o momento em que pudermos. Temos certeza de que haverá uma transição adequada, justa e legal. Queremos liberdade e justiça para o grande povo da Venezuela”, declarou Trump em pronunciamento feito na tarde de sábado em sua residência em Mar-a-Lago, na Flórida, para detalhar a operação de captura de Maduro.

Ele indicou que o grupo será formado por membros do alto escalão do seu governo e que não incluirá a líder oposicionista María Corina Machado. “É uma mulher muito simpática, mas não tem o respeito que merece na Venezuela”, declarou Trump. Ele disse que o secretário de Estado americano, Marco Rubio, está dialogando com a vice-presidente de Maduro.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Primeiro-ministro de Israel parabeniza Donald Trump por operação militar na Venezuela
Suprema Corte da Venezuela ordena que a vice de Maduro, Delcy Rodríguez, assuma a presidência do país
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show de Notícias