Terça-feira, 11 de Novembro de 2025

Home em foco Supremo começa a julgar os “kids pretos” pela tentativa de golpe de Estado

Compartilhe esta notícia:

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) inicia nesta terça-feira (11), a partir das 9h, o julgamento dos réus do chamado “núcleo 3” da tentativa de golpe de Estado.

Esse núcleo é composto por nove militares do Exército conhecidos como “kids pretos” e um policial federal. Eles respondem pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Os “kids pretos” são integrantes das forças especiais do Exército treinados para operações de alta complexidade. Segundo a PGR (Procuradoria-Geral da República), eles teriam planejado “ações táticas” para efetivar o plano golpista.

De acordo com a PGR, o grupo elaborou o plano Punhal Verde e Amarelo, que previa ataques contra o então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, o então vice-presidente eleito Geraldo Alckmin e o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Fazem parte desse núcleo os seguintes réus: Bernardo Romão Correa Netto (coronel), Estevam  Theophilo (general), Fabrício Moreira de Bastos (coronel), Hélio Ferreira Lima (tenente-coronel), Márcio Nunes de Resende Júnior (coronel), Rafael Martins de Oliveira (tenente-coronel), Rodrigo Bezerra de Azevedo (tenente-coronel), Ronald Ferreira de Araújo Júnior (tenente-coronel), Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros (tenente-coronel) e Wladimir Matos Soares (policial federal).

No caso do tenente-coronel Ronald Ferreira de Araújo Júnior, a PGR pediu que a acusação seja desclassificada para o crime de incitação das Forças Armadas contra os Poderes Constitucionais. Com a medida, o acusado poderá ter direito a um acordo para se livrar da condenação. Atualmente, ele responde aos cinco crimes imputados a todos os réus.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Vereadores de Porto Alegre aprovam projeto que institui as “Prateleiras Maria da Penha” nas escolas e bibliotecas municipais
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show de Notícias