Segunda-feira, 07 de Julho de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 7 de julho de 2025
O STF (Supremo Tribunal Federal) já condenou 643 pessoas denunciadas por envolvimento nos atos extremistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília.
Ao todo, 1.198 pessoas foram responsabilizadas pela Corte até o momento, segundo levantamento da PGR (Procuradoria-Geral da República), órgão responsável pelas acusações. Desse total, 555 assinaram acordos de não persecução penal com a PGR, o que suspende o processo em troca do cumprimento de medidas alternativas. Esses acordos são oferecidos a acusados que não participaram diretamente da depredação dos prédios públicos e que confessaram os seus crimes.
Entre os 643 condenados, 270 foram responsabilizados por crimes considerados mais graves, como invasão e depredação do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF. As penas aplicadas variam entre 3 e 17 anos de prisão, além de multa e pagamento de indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 30 milhões, a ser dividida entre os réus.
“Esse foi o valor dos prejuízos materiais causados, além dos danos inestimáveis a bens culturais e históricos”, afirmou a PGR. As provas reunidas incluem vídeos e fotos publicados pelos próprios participantes durante os ataques, imagens de câmeras de segurança, depoimentos, conversas por aplicativos de mensagem e identificação por material genético.
No Ar: Pampa Na Tarde