Quarta-feira, 31 de Dezembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 31 de dezembro de 2025
O STF (Supremo Tribunal Federal) preparou uma programação especial para lembrar os três anos dos atos de 8 de janeiro de 2023, quando houve a depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília.
Com o tema intitulado “8 de janeiro – Um dia para não esquecer”, o evento foi organizado e deve ser aberto pelo presidente da Corte, ministro Edson Fachin. A programação inclui ainda a exibição do documentário “Democracia Inabalada: Mãos da Reconstrução”. Uma roda de conversa com profissionais da imprensa também está prevista.
O evento é finalizado com uma mesa de debate no Salão Nobre do STF, com o tema principal da programação. O dia 8 de janeiro de 2023 foi um dos episódios mais marcantes da história política recente do Brasil, quando ocorreu a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Na Suprema Corte, andares inteiros foram devastados pelos vândalos. O Plenário do STF, que fica no térreo, foi completamente destruído; vidraças foram quebradas, estátuas derrubadas, poltronas arrancadas, móveis despedaçados.
Além disso, obras de arte foram vandalizadas, janelas foram pichadas, e salas de áreas administrativas, que funcionam nos demais andares do edifício-sede, tiveram suas instalações devastadas.