Segunda-feira, 03 de Novembro de 2025

Home Política Supremo torna obrigatório a adoção de juiz de garantias

Compartilhe esta notícia:

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos para considerar constitucional a adoção do juiz de garantias pelo Judiciário de todo o País. Esta é a sétima sessão consecutiva para julgar o caso.

O placar da votação nesta quinta-feira (17) está em 6 votos a 1 pela implantação do modelo, no qual o magistrado responsável pela sentença não é o mesmo que analisa as cautelares durante o processo criminal.

A Corte também analisa um prazo de dois anos para os tribunais do país instalarem os novos juizados.

Somando os votos proferidos nas sessões anteriores, votaram a favor do juiz de garantias os ministros Dias Toffoli, Cristiano Zanin, André Mendonça, Alexandre de Moraes, Nunes Marques e Edson Fachin.

O relator, Luiz Fux, entendeu que a aplicação do modelo não é obrigatória. A sessão continua para a tomada dos demais votos.

A adoção do mecanismo estava prevista para entrar em vigor em 23 de janeiro de 2020, conforme o Pacote Anticrime aprovado pelo Congresso Nacional. No entanto, foi suspensa por liminar do ministro Luiz Fux.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Polícia Federal pede novo depoimento de hacker; defesa de Bolsonaro diz que entrará com queixa-crime contra Walter Delgatti Neto
Abandono afetivo: 11 milhões de mulheres criam sozinhas os filhos no Brasil
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show de Notícias