Segunda-feira, 01 de Setembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 1 de setembro de 2025
Um surto de covid em pacientes internados no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Porto Alegre, começou em 16 de agosto e já registra 62 casos confirmados até a manhã desta segunda-feira (1º). A maioria dos pacientes não estava vacinada, e alguns precisaram de suplementação de oxigênio, prolongando a permanência em leitos de isolamento. Pelo menos uma pessoa morreu em 28 de agosto, conforme confirmou a instituição nesta segunda.
Em resposta ao surto, o hospital restringiu o número de visitantes a uma pessoa por paciente por dia e passou a fornecer máscaras obrigatórias durante toda a visita. Familiares com sintomas respiratórios foram orientados a não comparecer, e panfletos informativos sobre prevenção da Covid-19 estão sendo distribuídos.
“Não houve fechamento de nenhum setor nem de leitos. Estamos remanejando pacientes para unidades de isolamento conforme os protocolos habituais”, afirmou Lana Catani Ferreira Pinto, gerente de Internação do HNSC.
O boletim mais recente do InfoGripe, da Fiocruz, indica aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) causados por Covid-19 em alguns estados, como Rio de Janeiro, Ceará, Amazonas e Paraíba. Embora os números gerais permaneçam baixos, autoridades reforçam a importância da vacinação, especialmente para grupos de risco. Idosos e imunocomprometidos devem se vacinar a cada seis meses, enquanto outros grupos prioritários recebem reforço anual.
Em 2025, o Brasil registrou 163.956 casos de SRAG, com 53,5% positivos para algum vírus respiratório. Desses, 7% foram causados por Sars-CoV-2, enquanto rinovírus e vírus sincicial respiratório predominam. Entre as últimas quatro semanas, a participação da Covid-19 subiu para 11,5%.
A vacinação contra a Covid-19 permanece recomendada para gestantes, idosos e crianças, assim como para grupos prioritários, incluindo imunocomprometidos, trabalhadores de saúde e pessoas em situação de vulnerabilidade. Para a população geral fora desses grupos, não há orientação para novas doses.
No Ar: Pampa Na Tarde