Terça-feira, 10 de Dezembro de 2024

Home Mundo Taliban ordena que mulheres afegãs voltem a cobrir o rosto

Compartilhe esta notícia:

O governo do Taliban no Afeganistão ordenou, neste sábado (7), que as mulheres cubram os seus rostos em público, em um aumento de restrições que causou indignação no país e no exterior.

Um decreto do líder supremo do grupo, Haibatullah Akhundzada, disse que se uma mulher não cobrir o rosto quando estiver fora de casa, seu pai ou parente masculino mais próximo receberia uma visita e poderia ser preso ou demitido de cargos públicos.

“Pedimos que o mundo coopere com o Emirado Islâmico e o povo do Afeganistão. Não nos incomode. Não traga mais pressão porque a história é testemunha. Afegãos não serão afetados pela pressão”, disse Mohammad Khalid Hanafi, ministro da Propagação de Virtude e Prevenção de Vício, em uma entrevista coletiva.

“A cobertura facial é a burca azul, que era obrigatória para as mulheres em público durante o governo anterior do Taliban, entre 1996 e 2001”, afirmou o grupo.

A maioria das mulheres no Afeganistão usa lenço na cabeça por motivos religiosos, mas muitas em áreas urbanas, como Cabul, não cobrem os seus rostos.

O Taliban recebeu críticas intensas de governos ocidentais, mas também de estudiosos religiosos e nações islâmicas, por limitar os direitos das mulheres, como manter escolas para meninas fechadas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Brasil negocia aumento da importação de potássio da Jordânia
Startup da Embraer que desenvolve “carro voador” se aproxima da Bolsa de Nova York
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias