Domingo, 09 de Fevereiro de 2025

Home Eleições 22 Tarcísio de Freitas e Fernando Haddad disputarão o segundo turno para o governo de São Paulo

Compartilhe esta notícia:

Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT) decidirão no segundo turno, no próximo dia 30, quem será o futuro governador de São Paulo. O resultado foi confirmado pouco depois das 20h30 deste domingo (2). Com 92,27% das urnas apuradas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tarcísio obteve 9.178.828 (42,59%) dos votos e Haddad, 7.643.407 (35,46%) dos votos.

Rodrigo Garcia (PSDB) recebeu 3.966.001 votos (18,40%) e ficou em terceiro lugar. Após quase 30 anos, os tucanos deixam a disputa para o comando do estado. Votos nulos foram 1.976.126 (7,89%), e brancos, 1.503.222 (6,01%). O índice de abstenção foi de 21,68%.

O Estado de São Paulo não decidia uma eleição em segundo turno desde 2002, quando Geraldo Alckmin (PSDB), atualmente no PSB e vice na chapa de Lula, venceu José Genoino (PT). Segundo o calendário da Justiça Eleitoral, o segundo turno está marcado para 30 de outubro.

Com o segundo turno definido entre os candidatos Tarcísio e Haddad, os tucanos serão cortejados por apoio e podem ser decisivos para o resultado final. Além disso, a polarização entre lulistas e bolsonaristas, segundo analistas, tende a continuar pautando a corrida paulista.

“Segundo turno entre Haddad e Tarcísio será um segundo turno nacionalizado. Devemos assistir a um adensamento dos conflitos existentes entre esquerda e direita e, neste sentido, teremos de observar o comportamento de Tarcísio para vai saber se ele seguirá mais moderado ou se vai investir em um bolsonarismo mais escancarado”, disse o cientista político Humberto Dantas.

Professor da FGV-SP, o também cientista político Marco Antonio Teixeira acrescenta que o discurso nacionalizado deve fazer com que a agenda estadual, os programas de governo, tendam a desaparecer no segundo turno, na contramão dos apoios obtidos até aqui por ambos os candidatos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Eleições 22

Antonio Denarium (PP) é reeleito governador de Roraima
Mato Grosso reelege Mauro Mendes
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada