Sexta-feira, 05 de Setembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 4 de setembro de 2025
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), confirmou presença no ato marcado para este domingo, 7 de setembro, na avenida Paulista. A manifestação foi organizada pelo pastor Silas Malafaia e tem como pautas centrais a defesa da anistia para o ex-presidente Jair Bolsonaro e para os réus envolvidos nos atos de 8 de Janeiro, além de críticas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
A confirmação de Tarcísio ocorre após um jantar realizado na última quarta-feira (3), no Palácio dos Bandeirantes – sede do governo paulista – com a presença do pastor Silas Malafaia e do deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-SP), líder do PL na Câmara. Cavalcante é autor de um projeto que propõe anistia a Bolsonaro e aos demais investigados pelos atos considerados antidemocráticos ocorridos em janeiro de 2023.
O encontro marcou uma reaproximação entre Tarcísio e Malafaia, que havia feito críticas públicas ao governador por sua postura diante dos temas envolvendo o STF e a anistia. Nos últimos meses, o pastor vinha acusando o governador de omissão, especialmente por sua ausência em uma manifestação anterior em apoio a Bolsonaro, também realizada na avenida Paulista.
“Eu critico Bolsonaro e Tarcísio quando acho necessário, e elogio quando tenho que elogiar. Ele está agindo com toda a força pela anistia junto aos líderes e presidentes de partido. Está sendo leal ao Bolsonaro”, afirmou Malafaia após o jantar, em tom elogioso ao governador paulista.
Em agosto, o pastor havia demonstrado insatisfação com Tarcísio por ter se ausentado de um ato semelhante. Na ocasião, o governador alegou que estava se submetendo a um procedimento cirúrgico na tireoide. O argumento, no entanto, foi recebido com desconfiança por aliados de Bolsonaro, que consideraram a justificativa como uma forma de evitar o protesto. “Ele vai nas manifestações e só diz ‘volta Bolsonaro. Bolsonaro foi o maior presidente’”, criticou Malafaia à época.
Além da participação no ato de 7 de Setembro, Tarcísio também manifestou solidariedade ao pastor. No mês passado, Malafaia teve seu passaporte apreendido por determinação do ministro Alexandre de Moraes e passou a ser investigado no mesmo inquérito que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro e o deputado Eduardo Bolsonaro. A apuração conduzida pelo STF investiga suspeitas de tentativa de obstrução de justiça e coação no curso do processo. (Com informações da colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo)