Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2026

Home Rio Grande do Sul Tempestades deixam desabrigados e causam destruição em mais de 30 municípios do Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

As tempestades que acometeram o Rio Grande do Sul entre a tarde desta quinta-feira (19) e a manhã desta sexta (20) deixaram um rastro de destruição em pelo menos 34 municípios conforme balanço divulgado pela Defesa Civil estadual. A cidade de Palmeira das Missões, no Norte do Estado, foi uma das mais atingidas. De acordo com a prefeitura, ao menos 500 residências foram afetadas. O número, no entanto, é considerado preliminar e pode aumentar à medida que o levantamento avança, principalmente nas áreas rurais.

As cidades de Chapada, Erechim e Sertão também foram significativamente atingidas e registram desabrigados e desalojados.

* Desabrigados perderam a moradia e dependem de abrigos públicos ou sociais. Enquanto desalojados tiveram de deixar suas casas por segurança, mas têm para onde ir, como casa de parentes ou amigos.

Em Capão da Canoa, no Litoral Norte gaúcho, um carro acabou caindo em uma vala aberta pela força da água em meio aos alagamentos registrados em diversas ruas da cidade.

Municípios que reportaram danos

1. Almirante Tamandaré do Sul: reportou danos em telhados de cinco residências e queda de árvores e galhos que
obstruíram vias locais.
2. Ajuricaba: reportou danos em telhados de quatro residências, um posto de saúde e uma oficina, queda de árvores e galhos.
3. Boa Vista das Missões: reportou danos em telhados de quatro residências e queda de galhos e árvores que obstruíram parcialmente algumas vias locais e a BR 386 nos km 71 e 73.
4. Campinas do Sul: reportou danos em telhados de cinco residências.
5. Carazinho: reportou danos em telhados de 60 residências, ocorrências de quedas de árvores e postes, deixando parte do município sem energia.
6. Chapada: reportou danos em telhados de 7 residências, árvores caídas deixando parte do município sem energia e três pessoas desalojadas.
7. Chiapetta: reportou queda de vários galhos de árvores, queda de poste de energia e fiação e danos no telhado de um galpão.
8. Cristal do Sul: reportou danos em telhados de 15 residências no perímetro urbano.
9. Cruz Alta: reportou danos em telhados de 10 residências, queda de árvores e falta de energia em diversos pontos da cidade.
10. Derrubadas: reportou danos em telhados de uma escola, de duas casas, além de algumas árvores caídas.
11. Doutor Maurício Cardoso: reportou danos em telhado de uma fábrica de carretas.
12. Entre Rios do Sul: reportou danos no telhado de residências, de uma oficina mecânica e de uma escola municipal, queda de árvores e galhos que causaram obstrução parcial de algumas vias locais.
13. Erebango: reportou danos em telhados de cinco residências, queda de postes de energia e árvores. Município sem energia elétrica no momento do reporte à Defesa Civil.
14. Erechim: reportou danos em telhados de quatro residências, queda de árvores e de um poste de energia.
15. Erval Seco: reportou danos em telhado de duas residência e queda de galhos e árvores.
16. Estação: reportou danos em telhados de dez residências, cinco prédios públicos, queda de árvores, quedas de postes, falta de energia elétrica e água.
17. Horizontina: reportou danos em telhado de uma residência, queda de galhos e árvores e queda de um pluviômetro digital do Cemaden.
18. Ijuí: reportou danos em telhado de cinco residência e queda de galhos e árvores.
19. Inhacorá: reportou danos em telhado em uma residência e queda de galhos e árvores.
20. Novo Barreiro: reportou danos no telhado de quarenta residências, queda de árvores e galhos.
21. Nova Boa Vista: reportou danos em telhados de duas residências e queda de árvores e galhos que obstruíram parcialmente algumas vias locais.
22. Nova Ramada: reportou danos em telhados de três residências, uma escola municipal, um estabelecimento comercial e um prédio público.
23. Palmeira das Missões: reportou danos em residências, prédios públicos e ginásios esportivos, e queda de árvores e galhos que causaram obstrução de vias (19/2 – 19h23). Atualização (20/2 – 7h10): Preliminarmente, estima-se que cerca de 450 residências sofreram danos. A equipe da Assistência Social municipal está realizando o levantamento, mas ainda não há número exato de desalojados. Até o momento não existem desabrigados na cidade.
24. Pejuçara: reportou danos em telhado de uma residência, alagamento em vias públicas e galho caídos.
25. Saldanha Marinho: reportou danos em telhados de 15 residências, queda de árvores, postes e fios. Município ficou sem energia.
26. Santa Bárbara do Sul: reportou danos em telhados de quatro residências e em um toldo de uma escola municipal, além de queda de árvores em diferentes bairros.
27. Santo Antônio das Missões: reportou danos em telhados de quatro residências, danos em escolas e também na sede do Núcleo de Apoio à Atenção Básica (NAAB).
28. São Nicolau: informou queda de galhos de árvores, queda de poste de energia e fiação, danos em telhados de três residências e dois galpões e queda de uma estufa.
29. São Pedro Das Missões: reportou danos em telhados de três residências, quedas de árvores e galhos.
30. Sarandi: reportou danos em telhados de cinco residências, quedas de árvores e galhos.
31. Seberi: reportou danos em telhados de seis residências no perímetro urbano.
32. Sertão: reportou danos em telhado de uma residência e queda de árvores nas vias rurais.
33. Três Palmeiras: reportou danos em telhado de residências na reserva indígena, na Linha Forqueta, e em uma escola municipal.
34. Uruguaiana: reportou queda de árvore e pontos de alagamento no município.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Após furto de cabos, reparo na iluminação do Túnel da Conceição é finalizado
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News