Domingo, 28 de Dezembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 28 de dezembro de 2025
Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul neste fim de semana seguem causando estragos em diversas localidades.
Conforme a Defesa Civil Estadual, o município de Encruzilhada do Sul, na região do Vale do Rio Pardo, registrou aproximadamente 50 casas destelhadas ou parcialmente destelhadas. Diversos postes de energia e árvores caídas dificultam os trabalhos na região.
Como consequência, o município sofre com problemas no abastecimento de água e falta de energia em diversos pontos, além de instabilidade nos serviços de internet e telefonia. Como consequência, o município sofre com problemas no abastecimento de água e falta de energia em diversos pontos, além de instabilidade nos serviços de internet e telefonia.
Ainda segunda a Defesa Civil, a cidade de São Borja registrou o maior volume de chuva das últimas 24 horas com 73, 6 milímetros. Para entender o que significam os volumes de chuva, o cálculo deve ser feito em milímetros e metro quadrado. Em um espaço de um metro por um metro, 1 litro de água subiria até a marca de 1 milímetro. Ou seja, 1 milímetro de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado. Em um caso onde o volume de chuva registrado é de 50 mm, seriam 50 litros de água em cada metro quadrado.
Já o município de Santo Antônio das Missões registrou rajadas de vento de 85 km/h. Porto Alegre aparece na sequência com 74 km/h registrados nas últimas 24 horas.
Municípios que reportaram danos a partir de sábado (27):
1. Cachoeirinha: queda de uma árvore sobre a via pública interrompendo a circulação na Rua Tijuca, Parque da
2. Eldorado do Sul: queda de uma árvore sobre a rede elétrica no bairro Irga; Destelhamento de 10 casas no bairro Delta do Jacuí.
3. Encruzilhada do Sul: aproximadamente 50 casas destelhadas ou parcialmente destelhadas. Diversos postes de energia e árvores caídos.
4. Glorinha: falta de energia elétrica em dois bairros do interior.
5. Marau: queda de árvore sobre residência.
6. Pelotas: quedas de árvores de pequeno porte em via publica.
7. Santa Maria: Devido à intensa quantidade de chuvas registradas nas últimas 48 horas, alguns arroios transbordaram, ocasionando o comprometimento de alguns acessos, em especial cabeceiras de algumas pontes da região, que foram afetadas.
8. São Borja: que os ventos fortes acompanhados de chuvas que atingiram o município destelhou parte de duas residências, duas árvores deitadas com o vento, as quais foram cortadas com o apoio dos bombeiros e uma resistência teve a aplicação de bomba para drenagem da água.
9. São Sebastião do Caí: destelhamento parcial de 11 casas, bairro Lot.Pop.
10. Sapucaia do Sul: queda de um vegetal de grande porte obstruindo passeio e via pública.
11. São Pedro do Butiá : Forte deslocamento de uma massa de ar em uma região. Danos estruturais no telhado de uma residência.
12. Torres: destelhamento parcial de uma residência.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul