Segunda-feira, 27 de Outubro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 27 de outubro de 2025
João Fonseca segue escrevendo sua história no tênis com letras maiúsculas. Ao atingir nesta segunda-feira (27) a 28ª posição no ranking da ATP, o jovem carioca de 19 anos e dois meses igualou um feito raro: entrar para o Top 30 mundial com a mesma idade que três integrantes do lendário Big 4: Novak Djokovic, Rafael Nadal, Roger Federer e Andy Murray.
Federer, ídolo declarado de Fonseca, alcançou o Top 30 em outubro de 2000, quando o brasileiro sequer havia nascido. Djokovic entrou para o grupo em julho de 2006, pouco antes do nascimento de João, em 21 de agosto daquele ano. Murray chegou à marca exatamente uma semana antes do nascimento do número 1 do Brasil, em 14 de agosto de 2006.
O espanhol Rafael Nadal, que se despediu das quadras em novembro de 2024, foi ainda mais precoce, atingindo o Top 30 aos 18 anos e cinco meses. Já o atual líder do ranking, Carlos Alcaraz, fez isso aos 18 anos e três meses.
Fonseca conquistou sua vaga entre os 30 melhores do mundo após vencer o ATP 500 da Basileia, derrotando o espanhol Alejandro Davidovich Fokina na final por 2 sets a 0. A vitória rendeu ao brasileiro um salto de 18 posições no ranking e o colocou como o sétimo tenista do País a alcançar tal feito.
Agora, o pupilo do técnico Guilherme Teixeira se prepara para estrear no Masters 1000 de Paris, enfrentando o canadense Denis Shapovalov, adversário que já superou na campanha vitoriosa na Suíça. Se vencer novamente, Fonseca pode encarar o russo Karen Khachanov ou o francês Benjamin Bonzi na segunda rodada.
Caso avance até as oitavas de final, João poderá reencontrar o australiano Alex De Minaur, que o eliminou na terceira rodada do Masters 1000 de Miami, em março. Outro possível adversário é o canadense Gabriel Diallo, que pode cruzar o caminho do brasileiro na terceira fase.