Segunda-feira, 10 de Agosto de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 10 de agosto de 2026
O terremoto de magnitude 7,4 que atingiu a Colômbia nesta segunda-feira (10) foi o mais forte registrado no país durante a última década, segundo o Serviço Geológico colombiano. O tremor causou destruição em diversas cidades, deixando mais de 20 mortos e diversos feridos.
O epicentro do tremor ocorreu em San José del Palmar, no oeste colombiano, a uma profundidade de 110 km, segundo a agência geológica dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). A cidade fica a cerca de 230 km de Bogotá e a cerca de 150 km de Medellín e de Cáli.
O Serviço Geológico da Colômbia relata duas réplicas, de magnitudes 2,8 e 4,8, sendo esta última amplamente sentida. A governadora de Chocó, estado mais atingido, afirmou que o terremoto causou uma “destruição significante” e deixou feridos, porém não especificou quantos. Nubia Carolina Cordoba-Curi disse estar preocupada com réplicas e que está avaliando os danos.
Em Pereira, 18 pessoas morreram e há feridos, segundo o prefeito Mauricio Salazar Peláez. Ele acrescentou que o terremoto causou “danos graves” na cidade; na cidade de Manizales, duas pessoas morreram e uma das cúpulas da Catedral Basílica.
Metropolitana sofreu graves danos. Um outro vídeo mostra um prédio colapsando;
Segundo a governadora de Valle del Cauca, o tremor deixou 4 mortos: um adulto e 3 crianças. Em Cáli, ao menos 20 prédios desabaram por conta da força dos tremores, e há pessoas presas sob os escombros, segundo o prefeito Alejandro Éder.
Ainda não havia um balanço nacional consolidado de mortos e feridos ou de edifícios afetados. O terremoto também chacoalhou a capital Bogotá, segundo um repórter da agência de notícias Reuters in loco. Sirenes de terremoto tocaram na cidade. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o impacto do terremoto em diversas cidades colombianas.