Domingo, 21 de Julho de 2024

Home Variedades Tireoide: glândula alterada pode afetar várias funções do corpo

Compartilhe esta notícia:

A tireoide é uma pequena glândula em forma de borboleta localizada na parte da frente do pescoço e desempenha papel crucial na regulação de várias funções corporais através da produção de hormônios. Entre as funções da tireoide, estão:

Regulação do Metabolismo: A tireoide produz os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que são responsáveis por controlar a velocidade do metabolismo. Esse processo afeta o funcionamento de quase todas as células do seu corpo.

Desenvolvimento e Crescimento: Durante a infância e adolescência, os hormônios tireoidianos são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento do corpo, incluindo o desenvolvimento do cérebro.

Saúde do Coração: A tireoide influencia o ritmo cardíaco e garante que o coração apresente um ritmo saudável.

Quando a tireoide não funciona corretamente, pode resultar em dois tipos principais de distúrbios: o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, que podem causar diversas disfunções no organismo, inclusive a saúde psíquica.

A endocrinologista Dra. Lorena Lima Amato explica que as duas doenças quando não diagnosticadas e tratadas ou se o paciente estiver usando a dosagem errada da medicação, podem levar à depressão, crise de pânico, estresse, irritabilidade e ansiedade.

“Nos casos em que a medicação não é suficiente, está indicada a cirurgia para a retirada da glândula tireoide e o radioiodo, tratamento com iodo radioativo, que destrói a glândula”, explica Dra. Lorena.

Hipotireoidismo

Torna o metabolismo e o raciocínio mais lentos, causando sonolência, falta de ânimo, cansaço, discreto ganho de peso e inchaço. O tratamento é feito com a reposição do hormônio tireoidiano chamado levotiroxina, medicação de baixo custo, disponível em todas as farmácias e que não provoca efeitos colaterais.

Hipertireoidismo

Está associado a aceleração do metabolismo, causando irritabilidade, perda de peso significativa, insônia e palpitação. O tratamento é feito com medicamentos chamados antitireoidianos, que têm como objetivo diminuir a produção do hormônio da tireoide.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Como ganhar dinheiro encontrando erros e falhas de games
Quatro truques que donos de iPhone devem aprender para economizar bateria
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News