Quinta-feira, 16 de Outubro de 2025

Home Colunistas Todos os dias do Professor!

Compartilhe esta notícia:

É consenso, desde sempre, que a escola e os professores são de suma importância para qualquer sociedade e também para o desenvolvimento científico e econômico de um País, mas poucas vezes um profissional foi tão necessário na sociedade, como agora!

O desenvolvimento acelerado das ciências e das tecnologias, a mutação de hábitos e valores das sociedades, estão construindo um mundo “moderno” que jamais imaginamos, junto com ele chegarão as mazelas, mas também muitas oportunidades para bons empregos e empreendedorismo, por certo também trará muita exclusão e uma significativa diminuição de postos de trabalho, dado a automação!

Quem não estiver preparado para essas mudanças de paradigmas, estará fadado ao fracasso, a consequente exclusão profissional e a severas dificuldades econômicas, fazendo aumentar a pobreza no mundo, dizem os especialistas.
Como evitar isso?

Não há milagre, há sim, estudo, trabalho, investimentos, disciplina e determinação! É isso que a Educação brasileira, entre outras designações, está buscando fazer, orientar, ensinar e motivar os jovens estudantes para enfrentarem os novos tempos e a competição acirrada do mercado de trabalho.

O período pós-pandemia ainda segue nos apresentando grandes desafios, já esperados, somados a um grande atraso escolar, pois foram dois anos que praticamente os estudantes não tiveram aulas presenciais e as aulas remotas, que foram adotadas em caráter de urgência, não passaram de uma ação meramente paliativa, onde o objetivo maior era que o aluno não perdesse o vínculo com a escola, de produção intelectual e desenvolvimento de habilidades, foi praticamente nulo.

O professor é o personagem principal dessa história, armado de conhecimento, motivação e determinação, é um verdadeiro soldado enfrentando todas as batalhas para reconstruir a Educação, que a pandemia, o desalento e outros motivos, deixaram aos pedaços.

A escola segue lutando contra a desesperança dos alunos, o uso do celular em sala de aula e, também, contra muitas famílias e responsáveis de alunos, que insistem em não apoiar a escola e os professores, simplesmente jogando contra a escola, apoiando atos de indisciplina, entre outros absurdos, só quem trabalha em escola sabe bem como é!

A lei que proibiu o uso do celular na escola chegou em boa hora, agora precisamos da consciência dos pais e responsáveis, para ajudar a escola, educando seus filhos e não transferindo essa obrigação para a escola, essa incumbência é das famílias! Só assim teremos uma produção escolar mais efetiva ou será que precisaremos de mais uma lei? Fica a reflexão!

O poder público e a sociedade terão de se unir para apoiarem a escola ou seremos, brevemente, um país ainda mais miserável, com grande risco de não ter mais “salvação”, pois não há desenvolvimento social e econômico, sem investimentos e valorização da Educação e isso também passa pela consciência e entendimento da sociedade, em priorizar e acompanhar o estudo de seus filhos.

Professoras e Professores, em países desenvolvidos, são muito valorizados, tanto social, como economicamente, por motivos óbvios, de outra forma, em países subdesenvolvidos, o contrário é verdadeiro, também por motivos óbvios.
A partir dessa análise passamos a entender melhor a situação econômica e social de cada país, no cenário mundial.
A Educação salva! A Escola salva! O Professor salva! Desde que a sociedade queira ser salva!

Dia 15 de outubro é o dia do Professor, todos os outros também! Parabéns, professores do Brasil!

Prof. Luís Eduardo Souza Fraga
Historiador e Escritor
fragaluiseduardo@gmail.com

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

O caminho para evitar a obsolescência pessoal e profissional
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News