Quarta-feira, 10 de Dezembro de 2025

Home Rio Grande do Sul Tornado com ventos de mais de 100 km/h causou destruição em Flores da Cunha, conclui a Defesa Civil

Compartilhe esta notícia:

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou nesta terça-feira (9) que a cidade de Flores da Cunha foi atingida por um tornado na segunda-feira (8), com ventos que, provavelmente, superaram os 100 km/h na localidade.

Casas perderam telhados, pavilhões desabaram e estruturas históricas foram seriamente danificadas. Em imagens publicadas nas redes sociais, é possível ver telhados parcialmente arrancados e partes de estruturas metálicas ou de cobertura retorcidas pelo vento, além de destroços espalhados pelo chão. Ao menos 43 residências sofreram danos. Telhados de escolas, comércios, igreja e Unidade Básica de Saúde (UBS) sofreram estragos.

A confirmação do fenômeno meteorológico veio da análise do levantamento de imagens do local, obtidas pelas equipes do Departamento de Gestão de Desastres que, desde o ocorrido, se encontram na região.

As imagens aéreas dos danos na comunidade de Alfredo Chaves, interior de Flores da Cunha, mostram que a localidade foi atingida por um tornado. O padrão de danos indica que os destroços foram jogados em diferentes direções, o que caracteriza o fenômeno.

A análise das imagens de 17h30 de segunda-feira (8) mostrou uma tempestade com alta refletividade sobre o local atingido.

Diante da situação, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmou que mobilizou imediatamente equipes do Estado. O chefe da Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, foi enviado ao município ainda na madrugada para coordenar as ações emergenciais. “Seguimos acompanhando de perto a situação e garantindo que ninguém ficará desassistido”, declarou Leite.

Em caso de emergência, os órgãos de resposta pedem que sejam acionados os telefones 190 ou 193.

Tornado

Entre tornado, ciclone e tempestade severa, o tornado é o mais violento entre esses fenômenos. Ele se forma a partir de nuvens de tempestade muito desenvolvidas, chamadas cumulonimbus, e é caracterizado por uma coluna de ar que gira rapidamente, em contato com o solo e com a base da nuvem.

Os ventos dentro de um tornado podem ultrapassar 300 km/h, e o rastro de destruição costuma ser estreito, mas extremamente intenso. Casas, postes, árvores e estruturas inteiras podem ser arrancadas do chão em poucos segundos.

Diferente do tornado, o ciclone é um fenômeno de grande escala, que pode atingir centenas de quilômetros de diâmetro. Ele surge quando massas de ar quente e frio se encontram, provocando áreas de baixa pressão atmosférica e ventos muito intensos.

Quando acontece sobre o oceano, o ciclone pode se transformar em furacão ou tufão (dependendo da região do planeta). Já sobre o continente, pode causar chuvas prolongadas, alagamentos e ventanias mais espalhadas, mas menos concentradas que as de um tornado.

Nos últimos anos, o Sul do Brasil tem sentido os efeitos de ciclones extratropicais — fenômenos que vêm se tornando mais frequentes e intensos, impulsionados pelas mudanças no padrão climático global.

A tempestade severa é um termo usado pelos meteorologistas para definir um conjunto de condições atmosféricas perigosas, mas nem sempre com rotação de ventos como no tornado. Ela pode envolver chuvas torrenciais, granizo, raios e rajadas intensas de vento.

Essas tempestades são capazes de causar alagamentos, quedas de energia, danos em plantações e interdições de rodovias.

A combinação entre calor, umidade e instabilidade atmosférica é o ingrediente principal para esses fenômenos acontecerem. O ar quente sobe, o ar frio desce, e o encontro dessas massas cria correntes verticais e horizontais que podem gerar tempestades intensas — e, em alguns casos, tornados.

No Sul do Brasil, a geografia e o clima variável da primavera favorecem esse tipo de ocorrência. Especialistas reforçam que o aquecimento global também influencia o padrão de ventos e a força das chuvas, tornando eventos extremos mais prováveis.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Livro celebra 80 anos da crônica esportiva gaúcha
Lula diz que alertou Trump sobre chefe do crime do Brasil em Miami
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News