Terça-feira, 11 de Novembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 11 de novembro de 2025
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul anunciou uma uma mobilização em torno de ações concretas que possam auxiliar o povo paranaense, em decorrência da tragédia climática, ocorrida na sexta-feira (07),com a passagem de um tornado na região Centro-Sul do estado, principalmente no município de Rio Bonito do Iguaçu.
O anúncio foi feito nesta terça-feira (11) pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Desembargador Alberto Delgado Neto, após convocar uma reunião dos integrantes da Administração com as Diretorias e Assessorias das principais áreas do Judiciário gaúcho.
“Fizemos uma reunião da Administração, com diversas áreas, no sentido de buscar informações precisas a respeito da situação no estado paranaense e também começarmos a adoção de medidas coordenadas de apoio e auxilio concreto ao Paraná. Conversei, no final de semana, com a Presidente do TJPR, Desembargadora Lidia Maejima, manifestando a nossa solidariedade e dizendo que a Justiça do Rio Grande do Sul está prontidão para todo o auxílio necessário”, disse o presidente Alberto.
Ele recordou que o TJ gaúcho possui experiência na atenção ao tema de catástrofes climáticas, em função de todas as ações que foram adotadas durante as enchentes de 2024.
“O Judiciário é um só e achamos que o foco principal das ações que devem pautar as Poderes e Instituições precisa ser sempre a solidariedade quando surge com algum tipo de evento imprevisível, como ocorreu com a passagem deste tornado na região paranaense. Isto já aconteceu conosco, quando fomos auxiliados, por Tribunais de todo o Brasil, na época das enchentes no Rio Grande do Sul. Nossas equipes já entrarão em contato com o TJPR (Tribunal de Justiça do Estado do Paraná) para verificar de que forma poderão colaborar”, concluiu o Desembargador Alberto Delgado Junior.