Segunda-feira, 20 de Outubro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 3 de setembro de 2025
Donald Trump afirmou, na noite de terça-feira (2), que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente da China, Xi Jinping, estariam conspirando contra os Estados Unidos. A declaração foi dada nas redes sociais durante o maior desfile militar da história da China, realizado em Pequim.
O Kremlin negou que Putin esteja conspirando contra os EUA. “Espero que tenha sido ironia [de Trump]. Não há conspirações, ninguém está tramando nada. Nenhum desses três líderes sequer teve tal ideia. Todos compreendem o papel que os Estados Unidos, o governo Trump e o próprio presidente desempenham nos atuais assuntos internacionais”, disse o principal assessor de Putin, Yuri Ushakov.
O desfile militar marcou os 80 anos da derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial e contou com a presença de Putin e Kim Jong-un. Foram apresentados armamentos de última geração, como mísseis hipersônicos, drones e tanques de guerra modernos.
Ao discursar na cerimônia, o presidente chinês afirmou que, agora, o mundo está diante da escolha entre paz ou guerra.
Em um recado a Xi, Trump escreveu na Truth Social: “Por favor, transmita meus mais calorosos cumprimentos a Vladimir Putin e Kim Jong-un, enquanto vocês conspiram contra os Estados Unidos da América”.