Quarta-feira, 09 de Julho de 2025

Home Mundo Trump acusa Putin de falar “muita besteira” sobre a Ucrânia e o chama de “inútil”

Compartilhe esta notícia:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou o presidente russo, Vladimir Putin, de “inútil” e disse que Putin “fala muita besteira”. A declaração, feita nessa terça-feira (8) na Casa Branca, é uma das falas mais duras de Trump contra Putin, com quem ele vinha ensaiando uma aproximação no começo de seu segundo mandato.

“Putin fala muita besteira, se vocês querem saber a verdade. Ele é muito gentil o tempo todo, mas acaba sendo inútil”, disse o presidente norte-americano ao responder perguntas de repórteres durante uma reunião de gabinete na Casa Branca sobre as negociações de paz na Ucrânia.

Indagado sobre seu interesse em um projeto de lei proposto pelo Senado para novas sanções à Rússia, Trump disse: “Estou analisando isso com muita seriedade”.

O presidente dos EUA também revelou que aprovou um novo envio de armas defensivas dos EUA para a Ucrânia. Na segunda-feira, durante um jantar com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyhu, Trump disse que pretendia voltar a enviar armas à Ucrânia, que Washington havia pausado.

Mais tarde, o Pentágono confirmou a retomada.

Esta não foi a primeira vez que o norte-americano criticou o líder russo.

No dia 25 de maio, o presidente americano expressou seu descontentamento com Putin pela primeira vez. Disse que não estava “feliz” após o governo russo bombardear o território ucraniano – o maior ataque aéreo desde a invasão em 2022.

“Não estou satisfeito com Putin. Não sei o que há de errado com ele. O que diabos aconteceu com ele? Certo? Ele está matando muita gente. Não estou feliz com isso”, afirmou à época.

Mais declarações sobre Musk e Gaza

Além dos questionamentos sobre as negociações para chegar à paz na Ucrânia, Donald Trump também falou sobre as negociações entre Israel e Hamas que estão sendo realizadas no Catar.

Ele repetiu que tem esperança de alcançar um acordo nos próximos dias e detalhou a proposta elaborada por seu governo: 60 dias de trégua com devolução de 10 reféns vivos e 9 mortos.

Sobre Elon Musk e o anúncio que o bilionário fez da criação de um novo partido nos Estados Unidos, o Partido da América, o republicano disse acreditar que isso irá ajudar seu partido.

“Acho que vai nos ajudar. Partidos independentes sempre nos ajudaram”, minimizou.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Mudança de Trump sobre envio de armas deixa ucranianos esperançosos, mas com reservas
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias