Sábado, 10 de Janeiro de 2026

Home Mundo Trump anuncia encontro com o presidente da Colômbia em fevereiro

Compartilhe esta notícia:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (9) que se reunirá com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro. Segundo o republicano, o encontro deve acontecer na Casa Branca, em Washington, durante a primeira semana de fevereiro.

“Aguardo com expectativa o encontro com Gustavo Petro, o Presidente da Colômbia, na Casa Branca, durante a primeira semana de fevereiro. Tenho certeza de que será muito bom para a Colômbia e para os EUA, mas a entrada de cocaína e outras drogas nos Estados Unidos precisa ser IMPEDIDA”, escreveu o presidente no Truth Social.

Os dois líderes conversaram por telefone na quarta-feira (7), ocasião em que o presidente afirmou que seu secretário de Estado estava trabalhando para agendar uma reunião. O convite do presidente surge num momento em que seu tom em relação a Petro se suavizou desde o fim de semana, quando chamou o presidente colombiano de “um homem doente que gosta de produzir cocaína e vendê-la para os Estados Unidos, e ele não vai continuar fazendo isso por muito tempo”.

O governo interino da Venezuela anunciou nesta sexta-feira o início de um “processo diplomático exploratório” com os Estados Unidos, com o objetivo de restabelecer as missões diplomáticas entre os dois países. Segundo o Ministério das Comunicações venezuelano, uma delegação de diplomatas será enviada a Washington, ainda sem data definida.

Em comunicado, o governo afirmou que pretende discutir uma agenda de interesse mútuo e também tratar do que classificou como “agressões” e do “sequestro do presidente da República e da primeira-dama”, em referência a Nicolás Maduro e Cilia Flores.

O movimento ocorre em meio a sinais de reaproximação entre os países. Mais cedo, uma equipe do Departamento de Estado dos Estados Unidos visitou a Venezuela pela primeira vez desde a deposição de Maduro, enquanto Washington avalia a reabertura da embaixada em Caracas e a retomada de investimentos, especialmente no setor de energia.

Trump, afirmou que o país será um dos principais beneficiários do petróleo da Venezuela. Em entrevista durante reunião com grandes companhias de petróleo na Casa Branca, ele disse nesta sexta-feira (9) que discutirá com as empresas como reconstruir a Venezuela. De acordo com o presidente norte-americano, a Casa Branca está “se dando bem com as pessoas que estão administrando a Venezuela” desde a deposição de Nicolás Maduro no sábado (3).

“Vamos integrar de perto as economias dos EUA e a da Venezuela”, disse Trump, ressaltando que isso trará riqueza para os americanos e também venezuelanos. “Ontem, a Venezuela entregou aos Estados Unidos 30 milhões de barris de petróleo, no valor de US$ 4 bilhões”, comentou.

Gigantescas empresas petrolíferas doarão US$ 100 bilhões dos próprios recursos à Venezuela, afirmou Trump. O presidente norte-americano disse ainda que a Venezuela concordou em permitir que os EUA refinem até 50 milhões de barris de petróleo. (Com informações da CBN e da CNN Brasil)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Trump anuncia encontro com o presidente da Colômbia em fevereiro
Entenda como o excesso de generais explica a falta de ação da Venezuela perante ataques dos Estados Unidos
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show de Notícias