Quarta-feira, 16 de Julho de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 15 de julho de 2025
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a falar sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira (15). Segundo o republicano, Bolsonaro é um “homem bom”, que “lutou muito pelo Brasil”. Trump se referiu ao brasileiro ainda como “um homem respeitado” e que “não é desonesto”. Ele disse ainda que “há tarifas em vigor” em relação ao Brasil.
As tarifas recíprocas, de 10%, já estão sendo cobradas do País desde abril. Há também tarifas de 50% sobre o aço e o alumínio exportados.
Os comentários foram feitos durante entrevista antes de partir da Casa Branca para Pittsburgh.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) entregou na segunda-feira (14) as alegações finais na ação penal contra o “núcleo crucial” da tentativa de golpe de Estado. O parecer assinado por Paulo Gonet pede a condenação dos oito réus do grupo, inclusive de Bolsonaro.
Segundo o relatório, o ex-presidente foi o “principal articulador, maior beneficiário e autor dos mais graves atos executórios voltados à ruptura do Estado Democrático de Direito”.
Ao anunciar as tarifas de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos, na quarta-feira, 9, Trump já havia justificado a medida devido ao processo contra Bolsonaro, que ele classificou como “caça às bruxas”. O republicano também citou as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) contra empresas americanas de tecnologia.
Indonésia
O presidente dos Estados Unidos confirmou que será aplicada uma tarifa de 19% para produtos importados da Indonésia, enquanto o acordo acertado pelo seu governo prevê acesso pleno ao mercado da nação asiática sem nenhuma tarifa.
“Teremos total acesso ao mercado da Indonésia, o que nunca tivemos”, disse Trump. Ele afirmou ainda que anunciará mais acordos e disse que “terá acesso à Índia”.
Em relação aos temas geopolíticos, Trump afirmou que se não houver um acordo com a Rússia em 50 dias, será muito ruim.
No Ar: Pampa Na Madrugada