Segunda-feira, 27 de Outubro de 2025

Home Política Trump deseja feliz aniversário a Lula, elogia reunião, mas não dá certeza sobre acordo

Compartilhe esta notícia:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (27) que a reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi “muito boa” e voltou a elogiar o líder brasileiro. Lula, por sua vez, declarou esperar que um acordo comercial entre Brasil e Estados Unidos seja finalizado nas próximas semanas.

Trump chamou Lula de “muito vigoroso e impressionante” e aproveitou para parabenizá-lo pelos 80 anos completados nesta segunda-feira.

“Tivemos uma reunião muito boa, vamos ver o que acontece. Não sei se algo vai acontecer, mas veremos. Eles gostariam de fazer um acordo. Vamos ver, agora mesmo eles estão pagando, acho que 50% de tarifa. E quero desejar feliz aniversário ao presidente — hoje é o aniversário dele. Ele é um cara muito vigoroso, na verdade, e foi muito impressionante”, afirmou Trump a repórteres antes de embarcar para o Japão.

A declaração foi feita após o encontro entre os dois líderes, ocorrido no domingo (26), em Kuala Lumpur, na Malásia, que marcou o início formal das negociações comerciais entre os países. O objetivo é chegar a uma solução para as tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.

Próximos passos

As conversas entre representantes dos dois governos começaram já nesta segunda-feira (27), logo após a reunião entre Lula e Trump. De acordo com a jornalista Raquel Krahenbuhl, da TV Globo, uma comitiva brasileira de alto nível — composta pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad — deve viajar a Washington na próxima semana para dar continuidade às negociações.

Assim como Trump, Lula também demonstrou otimismo com o resultado do encontro. Na madrugada desta segunda, o presidente brasileiro afirmou que “se depender dele e de Trump, vai ter acordo”. Lula disse ainda ter entregue uma lista com as reivindicações brasileiras e afirmou acreditar que “logo não haverá mais problema entre os dois países”.

Esta foi a primeira reunião oficial entre os líderes para tratar das tarifas comerciais. Além da pauta econômica, Lula e Trump também conversaram sobre temas como a situação do ex-presidente Jair Bolsonaro, a relação com a China e a crise diplomática entre Estados Unidos e Venezuela.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Furacão ameaça países do Caribe; Jamaica se prepara para catástrofe
Sine Municipal de Porto Alegre tem 1.977 vagas de emprego
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show de Notícias