Sábado, 18 de Outubro de 2025

Home Mundo Trump diz que Maduro “ofereceu tudo” em negociação e que “não quer se meter com os Estados Unidos”

Compartilhe esta notícia:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (17) que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, “não quer se meter” com os Estados Unidos, em meio à escalada das tensões entre Washington e Caracas.

Fala aconteceu durante encontro de Trump com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na Casa Branca.

Em resposta à pergunta de um repórter sobre informações de que Maduro teria oferecido “tudo”, incluindo os recursos naturais do país membro da Opep, para garantir um acordo com os EUA, Trump disse:

“Ele ofereceu tudo, é verdade. Sabe por quê? Porque ele não quer arrumar confusão com os Estados Unidos.”

Neste mês, o “The New York Times” afirmou que Maduro ofereceu a Trump petróleo e minerais venezuelanos para tentar reverter a crise. A oferta foi rejeitada, e os EUA teriam fechado a porta diplomática para a Venezuela.

Na última quarta-feira (15), o presidente norte-americano Donald Trump afirmou ter autorizado operações secretas da CIA em território venezuelano e disse estar estudando ataques terrestres contra cartéis do país.

Depois de mais um capítulo da escalada de tensões entre os dois países, o jornal Miami Herald revelou, nesta quinta-feira (16), que a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, ofereceu aos Estados Unidos dois planos que preveem uma transição de governo no país sem a presença de jronaMaduro.

Segundo o jornal, as propostas de transição de governo foram encabeçadas pela vice-presidente e pelo irmão dela, Jorge Rodríguez, atual presidente da Assembleia Nacional da Venezuela.

As tratativas foram feitas com a Casa Branca por intermédio do Catar, com o aval de Maduro, de acordo com o jornal. A vice-presidente nega que tenha comandado planos para uma troca de governo.

A primeira proposta foi apresentada em abril deste ano, quatro meses antes de os EUA enviarem navios militares para perto da costa da Venezuela. Conforme a reportagem, o plano previa a renúncia de Maduro e o acesso do governo americano ao setor de petróleo e mineração venezuelano.

O plano de abril foi rejeitado pela Casa Branca, segundo o jornal. À época, o secretário de Estado, Marco Rubio, teria indicado que um acordo que não previsse a mudança total de regime seria inviável.

Em setembro, Delcy apresentou a segunda proposta. Desta vez, ela ofereceu um governo de transição liderado por ela e Miguel Rodríguez Torres — chavista crítico a Maduro que está exilado na Espanha. Nesse cenário, o atual presidente buscaria exílio no Catar ou na Turquia.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Alexandre de Moraes manda defesa de Collor esclarecer tornozeleira desligada por 36 horas
Ministro das Relações Exteriores se reúne com Lula para detalhar encontro com Marco Rubio nos Estados Unidos
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa na Madrugada