Segunda-feira, 16 de Junho de 2025

Home Mundo Trump diz que os Estados Unidos podem se envolver em conflito entre Israel e Irã

Compartilhe esta notícia:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (15) que, embora o país não esteja atualmente envolvido nas ações militares entre Israel e Irã, “é possível que possamos nos envolver”. A declaração foi dada em entrevista à ABC News, em meio à escalada de tensões no Oriente Médio.

“Não estamos envolvidos nisso. É possível que possamos nos envolver. Mas, neste momento, não estamos envolvidos”, disse Trump.

O mandatário norte-americano também comentou sobre os recentes ataques de Israel ao Irã, classificando-os como “muito devastadores”.

“Foi muito devastador. Eles também foram atingidos, mas foi muito devastador para o Irã, principalmente”, afirmou.

O conflito entre Israel e Irã se intensificou nos últimos dias, após Israel lançar ataques aéreos em instalações nucleares e militares iranianas, resultando na morte de altos comandantes e cientistas nucleares.

Em resposta, o Irã disparou centenas de mísseis e drones contra cidades israelenses, causando vítimas civis e danos significativos. A escalada preocupa a comunidade internacional, que teme um conflito mais amplo na região.

Questionado sobre a possibilidade de um prazo para que o Irã retome as negociações nucleares, Trump respondeu que não há prazo, mas que os países estão conversando. “Gostariam de fazer um acordo. Algo assim tinha que acontecer”, disse.

Trump também revelou que está aberto à possibilidade de o presidente russo, Vladimir Putin, atuar como mediador no conflito. O assunto foi tratado entre os dois presidentes em uma ligação telefônica.

“Ele [Putin] está pronto. Ele me ligou sobre isso. Tivemos uma longa conversa. Falamos mais sobre isso do que sobre a situação dele. Isso é algo que acredito que será resolvido”, disse o presidente americano.

Até agora, 14 pessoas morreram em Israel, incluindo três menores de idade, desde que o Irã iniciou seus ataques, e mais de 390 ficaram feridas durante a noite de sábado e a madrugada deste domingo. Do lado iraniano, ao menos 400 pessoas morreram nos ataques israelenses desde sexta-feira, e mais de 600 ficaram feridas.

“Sirenes soaram em várias áreas de Israel após a identificação de mísseis do Irã”, afirmou o Exército israelense em um comunicado. A agência de notícias IRNA também anunciou o início de “uma nova onda de lançamentos” disparada contra Israel.

Já no Irã, após retaliação de Israel, a agência de notícias Tasnim compartilhou imagens do local da explosão, perto da Praça Valiasr, no centro do país, e Avenida Shariati.

A mídia iraniana noticiou explosões na cidade de Mashhad, o local mais sagrado do Irã para os muçulmanos xiitas, no nordeste do país, enquanto Israel mantinha seus ataques pelo quarto dia consecutivo.

“Aconteceram explosões e incêndios em dois locais de Mashhad”, informou a agência Fars, acrescentando que “as defesas aéreas foram ativadas na região”. Outros veículos divulgaram relatos semelhantes, atribuindo as explosões a ataques israelenses.

Os ataques de Israel já mataram ao menos 406 pessoas no Irã e deixaram outras 654 feridas, segundo o grupo Human Rights Activists, que há anos monitora a situação no país. O governo iraniano, até o momento, não divulgou um balanço oficial de vítimas. Com informações do jornal O Globo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Após acidente aéreo com quase 300 vítimas, helicóptero cai na Índia e mata 7 pessoas
Carla Zambelli cometeu crime, mas condenação foi injusta, diz o senador Flávio Bolsonaro
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News