Sábado, 02 de Agosto de 2025

Home Mundo Trump diz que posicionou submarinos nucleares após ameaças da Rússia

Compartilhe esta notícia:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (1º) que mobilizou dois submarinos nucleares em resposta às ameaças feitas pelo ex-presidente da Rússia Dmitry Medvedev.

Na quinta-feira (31), Medvedev — aliado de Vladimir Putin e atual vice-presidente do Conselho de Segurança da Federação Russa — afirmou que Trump deveria se lembrar de que Moscou ainda possui o sistema soviético de retaliação nuclear conhecido como “Mão Morta”, com alto poder destrutivo.

Em publicação na rede Truth Social, Trump reagiu às declarações, indicando que considerou as ameaças graves. Segundo ele, os submarinos foram posicionados em “regiões apropriadas”, sem especificar quais.

“Com base nas declarações altamente provocativas do ex-presidente russo Dmitry Medvedev, ordenei o posicionamento de dois submarinos nucleares nas regiões apropriadas, para o caso de essas palavras tolas e inflamatórias serem mais do que apenas palavras. Palavras importam — e muitas vezes levam a consequências indesejadas. Espero que este não seja um desses casos”, afirmou o presidente americano.

O sistema “Mão Morta” foi desenvolvido durante a era soviética. Trata-se de um mecanismo automatizado de lançamento de mísseis nucleares, programado para ser acionado caso a liderança russa seja eliminada em um ataque. O próprio governo da Rússia já o classificou como uma “arma apocalíptica”.

Antes de mencionar os submarinos, Trump também lamentou as mortes causadas pela guerra entre Rússia e Ucrânia e voltou a pedir que os dois países negociem um cessar-fogo.

Na última terça-feira (29), o republicano deu um prazo de dez dias para o governo russo aceitar uma proposta de trégua de 60 dias apresentada pelos Estados Unidos. Caso a oferta seja rejeitada, Trump prometeu impor sanções econômicas, incluindo tarifas de até 100% sobre os parceiros comerciais de Moscou.

Troca de acusações

A ameaça de retaliação nuclear feita por Medvedev foi uma resposta a críticas anteriores de Trump. O norte-americano havia reagido a comentários do russo, que classificou a proposta americana de tarifas contra compradores de petróleo da Rússia como “um jogo de ultimatos” que aproximava os países de um conflito direto.

“Digam a Medvedev, o ex-presidente fracassado da Rússia que acha que ainda é presidente, para tomar cuidado com suas palavras. Ele está entrando em um território muito perigoso!”, escreveu Trump.

Horas depois, Medvedev respondeu em seu canal no Telegram, afirmando que Trump demonstrou estar nervoso, o que, segundo ele, indicaria que “a Rússia está no caminho certo”.

Desde o início da guerra na Ucrânia, Medvedev tem sido uma das vozes mais agressivas do Kremlin contra o Ocidente. Embora seja visto por críticos como irresponsável, diplomatas apontam que seus discursos refletem, ao menos em parte, a estratégia de Moscou.

Em relação a Vladimir Putin, Trump tem adotado um tom mais crítico. Após tê-lo defendido no início de seu mandato, o presidente norte-americano declarou recentemente estar “decepcionado” com o líder russo e, há três semanas, chegou a chamá-lo de “inútil”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Liga das Nações de Vôlei: Brasil encara a Polônia na semifinal da VNL
Prefeitura de Porto Alegre atende 33,6 mil cães e gatos no primeiro semestre deste ano
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada