Quinta-feira, 09 de Outubro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 9 de outubro de 2025
O enviado americano Steve Witkoff afirmou nesta quinta-feira, 9, que o presidente Donald Trump viajará ao Egito na próxima semana. Trump foi convidado pelo presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, para as celebrações do acordo de cessar-fogo em Gaza.
“O presidente está muito animado para vir ao Egito, e esse é o plano, que ele venha na próxima semana”, disse Witkoff durante uma reunião com al-Sissi, segundo um vídeo divulgado pela presidência egípcia.
Trump também agradeceu aos negociadores do Catar, Egito e Turquia, em especial, “por nos ajudar a alcançar este dia incrível.”
O gabinete de Segurança de Israel se reúne, nesta quinta-feira, para analisar o acordo de cessar-fogo que foi acordado na noite de quarta-feira (8), entre as delegações de Israel e do grupo terrorista Hamas.
A coalizão do primeiro-ministro Binyamin Netanyahu deve votar para aprovar a proposta depois da reunião.
O que prevê o acordo
Segundo o presidente Donald Trump, o acordo, que representa a primeira fase de seu plano de paz, prevê também a libertação dos cerca de 20 reféns ainda vivos em poder do Hamas em troca de prisioneiros palestinos, além da retirada parcial do Exército israelense do território. Com o pacto, a entrada de ajuda humanitária em Gaza também deve aumentar sensivelmente.
Ainda na quarta-feira, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Majed Al-Ansari, disse que o acordo faz parte da primeira fase do plano de paz de Trump para o Oriente Médio.
“O cessar-fogo em Gaza levará ao fim da guerra, à libertação de reféns israelenses e prisioneiros palestinos e à entrada de ajuda”, disse.
Segundo ele, os detalhes dessa primeira fase do acordo serão divulgados posteriormente.
Uma fonte do grupo terrorista Hamas disse ainda que as negociações para a segunda fase do cessar-fogo devem começar “imediatamente”.
O plano de 20 pontos de Trump exige um cessar-fogo em Gaza, a libertação de reféns, o desarmamento do Hamas e uma retirada gradual de Israel do território.