Quinta-feira, 09 de Outubro de 2025

Home Mundo Trump diz que “tentará” ir ao Egito e agradece negociadores por apoio em acordo de Gaza

Compartilhe esta notícia:

O enviado americano Steve Witkoff afirmou nesta quinta-feira, 9, que o presidente Donald Trump viajará ao Egito na próxima semana. Trump foi convidado pelo presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, para as celebrações do acordo de cessar-fogo em Gaza.

“O presidente está muito animado para vir ao Egito, e esse é o plano, que ele venha na próxima semana”, disse Witkoff durante uma reunião com al-Sissi, segundo um vídeo divulgado pela presidência egípcia.

Trump também agradeceu aos negociadores do Catar, Egito e Turquia, em especial, “por nos ajudar a alcançar este dia incrível.”

O gabinete de Segurança de Israel se reúne, nesta quinta-feira, para analisar o acordo de cessar-fogo que foi acordado na noite de quarta-feira (8), entre as delegações de Israel e do grupo terrorista Hamas.

A coalizão do primeiro-ministro Binyamin Netanyahu deve votar para aprovar a proposta depois da reunião.

O que prevê o acordo

Segundo o presidente Donald Trump, o acordo, que representa a primeira fase de seu plano de paz, prevê também a libertação dos cerca de 20 reféns ainda vivos em poder do Hamas em troca de prisioneiros palestinos, além da retirada parcial do Exército israelense do território. Com o pacto, a entrada de ajuda humanitária em Gaza também deve aumentar sensivelmente.

Ainda na quarta-feira, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Majed Al-Ansari, disse que o acordo faz parte da primeira fase do plano de paz de Trump para o Oriente Médio.

“O cessar-fogo em Gaza levará ao fim da guerra, à libertação de reféns israelenses e prisioneiros palestinos e à entrada de ajuda”, disse.

Segundo ele, os detalhes dessa primeira fase do acordo serão divulgados posteriormente.

Uma fonte do grupo terrorista Hamas disse ainda que as negociações para a segunda fase do cessar-fogo devem começar “imediatamente”.

O plano de 20 pontos de Trump exige um cessar-fogo em Gaza, a libertação de reféns, o desarmamento do Hamas e uma retirada gradual de Israel do território.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Mundial de Vôlei de Praia define grupos com sete duplas brasileiras na disputa
Supremo marca julgamento que pode retomar sistema de controle de produção de bebidas
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News