Domingo, 26 de Julho de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 25 de julho de 2026
O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que pretende disputar a Presidência dos Estados Unidos nas eleições de 2028, o que seria impossível de acordo com a lei americana.
A afirmação do presidente americano aconteceu durante o jantar da Associação de Correspondentes da Casa Branca, na noite de sexta-feira.
“A minha intenção é disputar um quarto mandato […] Eu ganhei três vezes, agora eu vou fazer de novo”, disse Trump, colocando um boné com as palavras “Trump 2028”.
Em diversas ocasiões ao longo dos últimos anos, Trump fez alegações falsas de que as eleições de 2020, vencidas pelo democrata Joe Biden, foram roubadas. O Republicano sempre volta a afirmar que venceu as eleições “três vezes”.
Durante o discurso, Trump fez diversas piadas sobre um possível terceiro mandato, que é proibido na lei americana. Ao mencionar que essa era a segunda ocasião do jantar, o presidente americano disse que “a segunda vez é a que conta”.
“Assim como na minha presidência, a segunda vez é sempre melhor. É sempre melhor […] E a terceira vez será ainda melhor”, disse ele.
“Estou apenas brincando”, acrescentou Trump.
Segundo a 22ª Emenda da carta magna dos Estados Unidos, presidentes só podem ser eleitos para o cargo duas vezes – mesmo de forma não consecutiva.
Trump tenta enviar assessores ao Brasil para questionar eleições
O Itamaraty negou o visto a dois funcionários do Departamento de Estado dos Estados Unidos que viajariam ao Brasil nos próximos dias.
Segundo revelou o The Washington Post nesta sexta-feira (24), o presidente americano, Donald Trump, planejava mandar os auxiliares para lançar dúvidas sobre a integridade e a transparência do processo eleitoral brasileiro, segundo quatro funcionários americanos e brasileiros ouvidos pelo jornal.
Integrantes do corpo diplomático brasileiro afirmaram que a decisão de negar o visto foi tomada após detectarem uma possível ligação entre o ataque às urnas promovido pelo pré-candidato Flávio Bolsonaro (PL) e o governo Donald Trump.
Os vistos foram solicitados no dia 20 de julho pelo secretário-assistente Riley M. Barnes e pelo subsecretário-assistente Samuel Samson. A divulgação de informação falsa sobre as urnas por Flávio ocorreu no dia 21, e a negativa do Itamaraty foi na sexta-feira (24).
A intenção dos funcionários do governo americano era chegar ao Brasil semanas antes do primeiro turno, que acontecerá no dia 4 de outubro. O governo Lula e o Itamaraty ligaram o alerta, temendo a instrumentalização da viagem.
A avaliação é que, quando Flávio Bolsonaro repetiu uma informação falsa citando a CIA (sigla para Agência Central de Inteligência dos EUA), estava preparando seu discurso para o caso de derrota na eleição. Isso poderia fomentar uma tentativa de intervenção.
Durante uma conversa com embaixadores na segunda-feira, Flávio afirmou: “Há poucos dias, por coincidência, há uma denúncia por parte do governo americano de suspeitas de fraudes em processo eleitoral eletrônico, em especial na Venezuela. […] Muitas dessas máquinas que são utilizadas nas eleições brasileiras são da mesma… Têm a mesma origem dessa empresa venezuelana”.
Na convenção estadual do PT, neste sábado (25), Lula disse: “Quem de fora quiser vir se meter nas eleições brasileiras, já vou avisando logo, vai apanhar muito nas eleições”. Com informações do G1 e Folha de S. Paulo.