Sexta-feira, 10 de Maio de 2024

Home Viagem e Turismo Turismo de luxo: novidades incluem imersão na natureza com atores e campings extravagantes

Compartilhe esta notícia:

Conhecer um novo destino por si só já é um cuidado com a saúde, afinal, ter um tempo de qualidade descansando, se divertindo, aprendendo algo novo ou em contato com a natureza renova as “energias” e dá força para encarar os dias mais “corridos” do cotidiano. Tendo isso em mente, os turistas encontraram uma forma de aliar o cuidado da saúde com viagens inesquecíveis: trata-se do turismo de bem-estar, um segmento que vem crescendo no Brasil e no mundo.

O Global Wellness Institute – GWI (ou Instituto Global de Bem-Esta, em português) mediu o turismo de bem-estar pela primeira vez em 2013, chamando a atenção para o aumento do segmento em todo o mundo. De lá para cá, o Instituto projeta que o segmento crescerá rapidamente nos próximos anos, com o mercado atingindo 1,1 trilhão de dólares em 2025.

O Instituto ainda avalia que os turistas internacionais de bem-estar gastaram em média 1.601 dólares por viagem em 2020, representando 35% a mais do que o típico turista internacional. No Brasil, o segmento também tem adeptos. Segundo uma pesquisa encomendada pela plataforma Booking.com, 88% dos turistas brasileiros viajam com a intenção para descansar a mente.

Mas em que consiste esse tipo de turismo? O turismo de bem-estar (ou wellness tourism, em inglês) é definido pela GWI como viagens que tem como intuito a manutenção ou conquista do bem-estar pessoal, criando uma melhora da saúde de maneira integrativa.

O segmento vai muito além de uma visita a um spa ou retiro, pois a ideia é ter descanso, saúde, autoconhecimento e contato com a natureza em uma única viagem. O turismo de bem-estar também valoriza a ideia de viver o presente e desfrutar daquele momento com real intenção, seja sozinho ou com outras pessoas e é diferente do turismo médico, que tem como intenção realizar uma viagem para fazer um tratamento de saúde.

E aí? Sentiu vontade de vivenciar o bem-estar que o turismo traz? A Agência de Notícias do Turismo separou algumas dicas de destinos para você imergir em uma jornada de descanso e reflexão:

Matas e florestas

Com diversidade natural espalhada nas cinco regiões, fica fácil para o turista escolher um destino de natureza. Mas a dica de hoje é comprar a passagem ou pegar a estrada para o topo do mapa do Brasil e adentrar as belezas da natureza do Norte.

Na região, existem agências de viagem que levam o turista para conhecer a fundo a Floresta Amazônica, conhecendo uma natureza milenar. O turista também vai conhecer comunidades locais, entender um pouco mais sobre sustentabilidade, assistir ao nascer do sol em pleno Rio Negro, apreciar as delícias gastronômicas locais e, principalmente, viver um momento que restaura e revigora.

Hotel fazenda

O bem-estar também pode ser encontrado durante uma visita a um dos hotéis fazenda do Brasil. Em especial os do Sul, onde o turista também terá contato com a natureza passeando a cavalo em meio aos campos e às Araucárias, respirando o ar puro da montanha, fazendo caminhadas por serras com um visual verdinho e ouvindo o “nada”, ou melhor, o barulho do vento batendo nas copas das árvores e trazendo aquela paz interior inexplicável.

Ao final do dia, o viajante vai relaxar tomando um chimarrão ou um chocolate-quente em volta da fogueira e depois deitar-se em uma confortável cama oferecida por esse tipo de acomodação.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Viagem e Turismo

ChatGPT: ferramenta controlada por inteligência artificial gera polêmica ao criar textos, poemas e até letras de músicas
Londrinos ganham processo contra Museu de Arte cujos frequentadores tinham acesso a sua intimidade
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Atualidades Pampa