Sábado, 20 de Dezembro de 2025

Home Turismo Turismo nacional: as estratégias que reposicionaram o Brasil no cenário global

Compartilhe esta notícia:

Nos últimos dois anos e meio, o turismo brasileiro registrou avanços relevantes em indicadores econômicos, institucionais e internacionais. Sob a gestão do ministro Celso Sabino, o Ministério do Turismo adotou uma agenda voltada à estruturação de políticas públicas, ao fortalecimento do turismo interno, à ampliação do fluxo de visitantes internacionais e ao reposicionamento do Brasil no cenário global do setor.

Desde o início da gestão, as ações priorizaram planejamento, integração federativa e diálogo com estados, municípios e o setor produtivo. Esse direcionamento resultou em marcos regulatórios e estratégicos, como a aprovação da nova Lei Geral do Turismo (LGT) e a implementação do Plano Nacional de Turismo 2024–2027, cujas metas iniciais foram superadas ainda no primeiro ano de vigência.

Entre as iniciativas estruturantes, destaca-se a retomada do Salão do Turismo, após 12 anos de interrupção. O evento voltou a integrar o calendário nacional, reunindo os 26 estados e o Distrito Federal para promover destinos, produtos turísticos, gastronomia e manifestações culturais, alinhado às diretrizes da Política Nacional de Turismo e ao Programa de Regionalização.

O ministro Celso Sabino, durante o balanço de sua gestão, destacou que “cada integrante do Ministério do Turismo pode bater no peito e dizer que está na ponta, que está entre os primeiros colocados, que ajudou a mudar a história do setor do turismo no Brasil, porque isso de fato aconteceu e isso continua acontecendo. De 2023 para cá, o turismo no Brasil apresentou para a sociedade brasileira uma nova alternativa de ganhar dinheiro montando seu próprio negócio, de ter um emprego. Nunca tantos empreendedores resolveram abrir uma pousada, um restaurante, abrir um hotel, uma agência de viagem, uma transportadora de turismo, nunca tantos brasileiros pensaram em fazer e fizeram isso, em tão pouco tempo, da mesma forma, nunca tantos brasileiros foram contratados de carteira assinada para trabalhar no setor do turismo como vencendo nos últimos meses”, disse.

Turismo internacional e impacto econômico

O Brasil caminha para chegada de 9 milhões de visitantes estrangeiros em 2025, o maior volume já registrado. O número já supera, com folga, a marca recorde alcançada ainda em 2024, quando o país fechou o ano com 6,7 milhões de turistas internacionais, superando a meta anual de 6,4 milhões. Apenas até outubro deste ano, esses turistas deixaram US$ 6,617 bilhões na economia brasileira, recorde histórico de receitas cambiais no setor.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Turismo

Turismo supera 1,5 milhão de contratações e impulsiona geração de empregos em 2025
Brasil chega a recorde de 9 milhões de turistas estrangeiros no ano
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show de Notícias