Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Home Viagem e Turismo Turistas procuram cada vez mais viagens voltadas à cura mental com foco no equilíbrio, como meditação e contato com a natureza

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Antes da pandemia, quando Mary Calliste, 32 anos, viajava, ela tentava visitar o máximo de atrações turísticas que podia. Mas, no início de dezembro, Calliste, que trabalha no setor de serviços financeiros em Nova Jersey, foi para a Guatemala e se hospedou em um hotel ecológico chamado Lush Atitlán. Lá, ela fazia refeições veganas, caminhava pela reserva natural e ouvia música.

De agora em diante, ela disse: “Eu me vejo incorporando muito mais das minhas necessidades em minhas viagens, mesmo coisas não materiais”.

Como a pandemia continua em seu terceiro ano, não surpreende o fato de os turistas estarem cada vez mais contemplando as férias para melhorar seu bem-estar físico e mental. Em uma pesquisa recente da American Express, 76% dos entrevistados disseram que gostariam de gastar mais em viagens que melhorassem seu bem-estar, e 55% disseram que estariam dispostos a pagar mais por esses serviços ou atividades.

Isso fez com que os hotéis aumentassem suas ofertas de bem-estar, desde equipar quartos com bicicletas ergométricas até adicionar programas que abordam a saúde mental. O Hilton criou um programa que inclui um quiosque interativo com tutoriais de fitness e equipamentos de ginástica em algumas suítes.

Nas unidades do Miraval Resorts & Spas, os hóspedes no ano passado “experimentaram sintomas de estresse com os quais, francamente, não estavam familiarizados”, disse Simon Marxer, vice-presidente associado do grupo hoteleiro para ofertas de bem-estar.

Em abril, Miraval fez parceria com a Aliança Nacional de Doenças Mentais para criar uma série de meditação e paisagem sonora disponível gratuitamente no site Miraval. Ele também introduziu um programa de bem-estar personalizável que permite aos hóspedes escolher entre uma seleção de “viagens” de acordo com seus objetivos de saúde. Entre as ofertas estão auto-conexão, tristeza e perda e bem-estar mental, bem como programas de spa, aventura e fitness mais convencionais.

“O que estamos vendo, certamente na hospitalidade, é a necessidade de realmente atender a pessoa como um todo”, disse Marxer.

Spas foram afetados na pandemia

Os spas, com foco em serviços de muito contato interpessoal, como massagens e tratamentos faciais, foram duramente atingidos nos últimos anos. Os spas de hotéis e resorts tiveram uma queda de 42% nas receitas, enquanto os spas de destino, que oferecem uma experiência imersiva, caíram 37%, de acordo com um relatório do Global Wellness Institute publicado em dezembro. Mas a indústria do bem-estar já começou uma rápida recuperação, disse o relatório, projetando que o setor de spa crescerá 17% ao ano até 2025.

Ainda assim, a crise forçou hotéis e resorts – e seus hóspedes – a expandir suas noções de bem-estar e quais atividades estariam sob esse guarda-chuva. Antes da pandemia, uma viagem de bem-estar provavelmente era centrada nos serviços tradicionais de um spa, disse Caroline Klein, diretora de comunicações da Preferred Hotels & Resorts, um grupo de hotéis de luxo. Agora, os hotéis podem oferecer passeios pela natureza, meditação, ioga ou qualquer outra oferta criativa.

De certa forma, os hotéis estão respondendo ao estilo de vida que muitas pessoas adotaram no auge dos lockdowns, incluindo refeições caseiras e aulas virtuais de ginástica.

“Os hotéis estão realmente vendo as pessoas trazerem consigo essas novas mentalidades, rotinas e preferências à medida que começam a viajar novamente. O que isso cria é uma mudança definitiva nas expectativas e experiências que os hotéis precisam atender, porque eles não estão atendendo mais ao turista de 2019”, disse Klein.

Emily Rossin, porta-voz de um grupo hoteleiro que inclui o Ryder, um hotel boutique em Charleston, na Carolina do Sul, disse que depois de ver o aumento na popularidade das bicicletas ergométricas durante a pandemia, o hotel decidiu torná-las uma opção no quarto dos hóspedes.

“Percebemos que as pessoas ainda estavam presas em suas rotinas habituais de quando estávamos no confinamento. Quando eles vêm para ficar conosco, é na mesma rotina e eles realmente não precisam quebrar isso”, explica Rossin.

Famosos hotéis de bem-estar também estão se beneficiando do boom. Alex Glasscock, co-fundador do retiro de bem-estar Ranch, em Malibu, na Califórnia, que oferece horas de caminhadas diárias e um menu vegano, viu um aumento nas reservas, disse ele, principalmente de adolescentes e jovens adultos. É uma mudança significativa desde quando ele e sua esposa, Sue, começaram a empresa em 2010 e as pessoas ficaram confusas com o conceito de um “campo de treinamento de luxo”.

“Esta é realmente uma megatendência”, disse ele, acrescentando: “O que percebemos da pandemia é que as pessoas costumavam fazer reservas com dois ou três meses de antecedência, agora estamos cheios pelos próximos seis meses.”

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