Quinta-feira, 02 de Outubro de 2025

Home Dicas de O Sul Ulbra se transforma em “vila olímpica” para receber Jogos Internacionais

Compartilhe esta notícia:

A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre é o palco das competições do 29º Jogos Internacionais. No entanto, durante o evento, que reúne mais de 1.700 atletas de 28 escolas do Brasil, Argentina e Uruguai, o campus se transforma em uma verdadeira vila olímpica.

Além de quadras, pistas e ginásios, a rotina dos estudantes acontece dentro da Universidade, que se converte também em espaço de moradia, convivência e alimentação para parte dos competidores.

No prédio 11, as salas de aula viraram quartos coletivos, onde colchões forram o chão, dando lugar a noites de descanso após as disputas. Para a alimentação, além dos tradicionais restaurantes e lanchonetes do campus, os jovens contam com foodtrucks que oferecem hambúrgueres, crepes, açaí e outras opções rápidas.

Longe de casa

A experiência, para muitos, vai além do esporte. É também a primeira vez longe da família, aprendendo a lidar com autonomia, convivência e organização. “É uma experiência única, só quem vem sabe mesmo. Conhecemos mais sobre o jeito dos outros, a gente aproveita, cria brincadeiras, assiste aos jogos, se diverte. É muito bom estar aqui. A gente já fez amizade com outras pessoas no alojamento, ficamos escutando música com os argentinos”, contou Maria Alice Silveira Campos, 11 anos, estudante do Colégio Ulbra São Pedro, de Cachoeira do Sul.

Segundo a orientadora educacional da mesma escola, Michele Corrêa Souza, acompanhar os jogos é uma vivência de aprendizado dentro e fora das quadras. “Eles crescem bastante com a torcida pelos colegas, com as frustrações de perder, com as vitórias, com o choro de alegria e o choro de tristeza. Também aprendem a cuidar do colega, a se organizar longe dos pais, a administrar até mesmo a parte financeira. Com certeza voltam para casa com mais autonomia”, afirma.

Integração 

Além da convivência entre colegas de escola, a oportunidade de trocar experiências com estudantes de outros estados e países marca a memória de quem participa. Para Maria Clara Oliveira, 17 anos, do Colégio San Pablo, do Uruguai, o ambiente proporciona integração e amizade. “Tudo é muito bonito, muito divertido, o ambiente é fortalecedor. Os brasileiros são mais falantes, eles vêm conversar com a gente curiosos por sermos de outro país”, conta.

A supervisora Reciane Rodrigues, das escolas Cristo Redentor e São João, de Canoas, que participa dos Jogos há 12 anos, reforça que essas relações têm impacto duradouro. “É uma experiência incrível. Não é só sobre competir. Tem a empatia, o se colocar no lugar do outro, o aprender que não é só ganhar, mas participar. As amizades que eles fazem aqui seguem por muitos anos”, destaca.

A Ulbra como lar temporário

Para os estudantes, a Ulbra vira muito mais que Universidade. O alojamento permite descansar sem grandes deslocamentos e garante mais tempo para vivenciar os jogos.

“Está sendo muito bom ficar aqui, acompanhar várias modalidades. É bem tranquilo, tudo organizado, e ficou prático trazer os materiais e ficar alojado na Ulbra”, disse Cauã Adams (2° ano do ensino médio), aluno do Colégio Concórdia, de Santa Rosa. Seu colega, Natham Bertram (7º ano), complementa: “Podemos ver jogos de outras escolas e é bem prático podermos dormir aqui e não precisar se deslocar”.

A experiência também envolve desafios que contribuem para o amadurecimento. Do Colégio Ulbra São Pedro, de Cachoeira do Sul, por exemplo, são 58 alunos alojados no campus.

“Nos alojamentos está tudo tranquilo. Eles (alunos) se deslocam para o banho no complexo esportivo da Ulbra, e a alimentação é financiada individualmente pelas famílias. Nós acompanhamos até os restaurantes os alunos menores ou os que vêm pela primeira vez ao campus e ainda não conhecem. O importante é que permanecem todo o tempo no campus, que se torna o espaço de vida durante esses dias”, explica a orientadora educacional Michele Corrêa Souza.

Assim, a cada edição, os Jogos Internacionais reforçam o papel de unir esporte, educação e convivência, fazendo da Ulbra um espaço que vai além de uma competição esportiva e se transforma em lar temporário para os estudantes. A 29ª edição segue até esta sexta-feira (3), e a programação completa e os resultados podem ser acompanhados em: https://infomultisport.com.br/jil29/

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Dicas de O Sul

Gastronomia: evento Origens & Conexões Summit 2025 é lançado em Porto Alegre
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Na Tarde