Sábado, 15 de Novembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 15 de novembro de 2025
A 71ª Feira do Livro de Porto Alegre chega ao fim convidando o público a aproveitar a programação na Praça da Alfândega. O evento, que se encerra neste domingo (16), segue com atividades gratuitas diárias das 10h às 20h, reunindo literatura, arte e cultura no maior encontro literário do Rio Grande do Sul.
A Prefeitura de Porto Alegre segue presente na feira com o estande Patrimônio Imaterial: As Lendas Urbanas de Porto Alegre, organizado pela Secretaria Municipal da Cultura por meio do Museu Joaquim José Felizardo.
A exposição apresenta painéis sobre histórias que fazem parte do imaginário da Capital – como os crimes da Rua do Arvoredo, Maria Degolada, as lágrimas de Obirici e as torres malditas -, reconhecidas como patrimônio cultural imaterial. Materiais informativos são distribuídos aos visitantes.
Patrimônio da cidade – Com o tema Beba desta Fonte, a edição deste ano da Feira do Livro de Porto Alegre reúne 79 bancas e mais de 300 autores, além de convidados internacionais. Além de sessões de autógrafos, a feira oferece contação de histórias, oficinas e diversas atrações artísticas, reforçando o caráter democrático do evento.
“A Feira do Livro reforça o papel de Porto Alegre como capital literária e espaço de encontro entre autores, leitores e a diversidade cultural gaúcha”, complementou a secretária municipal da Cultura, Liliana Cardoso Duarte.
A patrona da feira, Martha Medeiros, lembrou as oito escritoras mulheres que a precederam na função e disse estar emocionada ao juntar-se a elas. Ela destacou o evento como a festa cultural mais importante do estado. “Num momento em que vivemos tempos tão desumanos, esta feira celebra o livro que nunca será abatido e é cada vez mais necessário para manter a sociedade de pé”, afirmou.
“A nossa querida Feira do Livro é uma setentona acolhedora e democrática que transforma o coração do Centro Histórico. Poucos lugares no mundo lotam uma praça para comprar livros, tomar chimarrão e conversar com autores neste universo que ressalta o jeito de Porto Alegre, onde cultura e convivência se misturam. É momento de reforçar o compromisso da prefeitura em seguir abrindo caminhos para o livro e para a educação” – Prefeito Sebastião Melo.
Ao longo de duas semanas, o evento reafirma sua importância como patrimônio cultural da Capital e ponto de encontro entre leitores e produtores de cultura, consolidando mais uma edição marcada pela diversidade e pela valorização da literatura.